sábado, 3 de agosto de 2013

Planejamento de Marketing/Análise SWOT/ Posicionamento de Mercado

     Planejamento de marketing são ações sistemáticas praticadas por organizações que se mobilizam para atingir seus objetivos ou sucessos e consolidar seu futuro. Todo esse processo é feito através de um comportamento e atitude proativo, considerando o seu ambiente atual e futuro. Enfim, o planejamento de marketing tem como escopo planejar sua participação no mercado, segmentar o mercado, identificar o posicionamento no mercado, prospectar o tamanho do mercado; planejar sua participação no mercado ou market share.
     Análise SWOT é um instrumento usado em organizações para fins de análise de cenários. Esse sistema é aplicado em muitas situações desde um projeto simples até o mais complexo. O termo Swot ou FOFA, em português,, é uma sigla oriunda do idioma  inglês, e é um acrônimo, sigla, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
     Basicamente estas análises de cenário se dividem em: ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerir); ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Corresponde às perspectivas de evolução de mercado; Fatores provenientes de mercado e meio envolvente (decisões e circunstâncias externas ao poder de decisão da empresa).
     Em suma, forças e fraquezas, ameaças e oportunidades são fundamentos básicos que devem ser aplicados em qualquer organização. Logo não é nenhuma novidade e sim etapas que devem ser estudadas e administradas em qualquer negócio estrutural que visa ser promissor.
     Posicionamento consiste em simbolizar a imagem da empresa e o valor oferecido do produto em cada segmento. De tal forma que os clientes possam entender, aceitar e apreciar o que a empresa proporciona em relação à concorrência. Nesta perspectiva, trata-se de focalizar, concentrar a comunicação e gerar uma imagem fortemente associada ao mercado alvo. Um produto pode ser posicionado no nicho do produto com a melhor qualidade por alguns fatores determinantes e inovadores, sendo assim, conquistar a fidelidade de consumidores que leva determinadas características em conta. Por vezes, um mero detalhe, um valor diferenciado do concorrente ou até mesmo um slogan pode ajudar a fazer toda diferença. Enfim, o produto em si tem que passar a percepção de atributos realmente interessantes, seja no preço, economia, custo benefício, designe, status enfim, há uma gama de estratégias que focalizam cada nicho ou diversos nichos conforme as necessidades, desejos e expectativas do consumidor. No geral, o posicionamento, a consolidação da sua posição no apreço do cliente requer muito investimentos criativos que necessariamente se utilizará do campo mercadológico.

CROCCO; TELLES; GIOIA; ROCHA; STREHLAU. Coleção de Marketing-Fundamentos de Marketing. 1ª edição. Ed. Saraiva. 2005.


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