Planejamento
de marketing
são ações sistemáticas praticadas por organizações que se mobilizam para
atingir seus objetivos ou sucessos e consolidar seu futuro. Todo esse processo
é feito através de um comportamento e atitude proativo, considerando o seu
ambiente atual e futuro. Enfim, o planejamento de marketing tem como escopo
planejar sua participação no mercado, segmentar o mercado, identificar o
posicionamento no mercado, prospectar o tamanho do mercado; planejar sua
participação no mercado ou market share.
Análise SWOT é um instrumento usado em organizações para fins de análise de
cenários. Esse sistema é aplicado em muitas situações desde um projeto simples
até o mais complexo. O termo Swot ou FOFA, em português,, é uma
sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo, sigla, Forças (Strengths),
Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Basicamente estas análises de
cenário se dividem em: ambiente interno (Forças e Fraquezas) -
Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decisões e
níveis de performance que se pode gerir); ambiente externo (Oportunidades
e Ameaças) - Corresponde às perspectivas de evolução de mercado; Fatores
provenientes de mercado e meio envolvente (decisões e circunstâncias externas
ao poder de decisão da empresa).
Em
suma, forças e fraquezas, ameaças e oportunidades são fundamentos
básicos que devem ser aplicados em qualquer organização. Logo não é nenhuma
novidade e sim etapas que devem ser estudadas e administradas em qualquer negócio
estrutural que visa ser promissor.
Posicionamento
consiste em simbolizar a imagem da empresa e o valor oferecido do produto em
cada segmento. De tal forma que os clientes possam entender, aceitar e apreciar
o que a empresa proporciona em relação à concorrência. Nesta perspectiva, trata-se
de focalizar, concentrar a comunicação e gerar uma imagem fortemente associada
ao mercado alvo. Um produto pode ser posicionado no nicho do produto com a
melhor qualidade por alguns fatores determinantes e inovadores, sendo assim, conquistar
a fidelidade de consumidores que leva determinadas características em conta. Por
vezes, um mero detalhe, um valor diferenciado do concorrente ou até mesmo um
slogan pode ajudar a fazer toda diferença. Enfim, o produto em si tem que passar
a percepção de atributos realmente interessantes, seja no preço, economia,
custo benefício, designe, status enfim, há uma gama de estratégias que focalizam
cada nicho ou diversos nichos conforme as necessidades, desejos e expectativas
do consumidor. No geral, o posicionamento, a consolidação da sua posição no
apreço do cliente requer muito investimentos criativos que necessariamente se
utilizará do campo mercadológico.
CROCCO; TELLES; GIOIA; ROCHA; STREHLAU. Coleção de Marketing-Fundamentos de Marketing. 1ª edição. Ed. Saraiva. 2005.
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