O padrão de vida de um sujeito, geralmente, é determinante para ações de
consumo. Isso é que vai determinar a qualidade e a quantidade do seu interesse
para compras de produtos ou serviços. Lembrando também que o padrão muita vezes
muda com os fatores externos da economia. Dependendo da política do governo
pode haver uma expansão ou retração no poder de compra do cidadão.
Logo,
o pessoal do marketing tem que, entre outros fatores, ficar constantemente
antenado na "ciranda política" do governo. Só assim, ele poderá
alinhar com o setor de vendas de planejamentos estratégicos para que tornem o seu
ambiente vivo e competitivo.
E nunca esquecer, como
muito bem disse Walt Disney: ““ As pessoas gastam dinheiro onde se sentem bem. ” E
às vezes, o cliente pode ter uma percepção negativa da empresa, seja por um mau
atendimento, por falta de um produto, por falta de uma flexibilização na hora
de efetuar a forma de pagamento, etc.
Em
suma, a empresa tem que estar preparada para buscar novos clientes, assim como
reter os clientes atuais através de processos de manutenção constante. Logo
nunca se deve perder o foco de criar um ambiente acolhedor em todos os
sentidos, desde a organização, qualidade no produtos/serviços, atendimento, nas
negociações, enfim, buscar, de toda forma, satisfazer as necessidades e desejos
dos clientes.
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