Existe diferença entre publicidade e propaganda, embora possa
parecer a mesma coisa para muitos. Usa-se o termo publicidade especificamente
para o comércio, como forma de persuadir e levar o cliente a compra, já o termo
propaganda é usada de uma forma mais ampla, pois se refere a qualquer tipo de
comunicação. Ou seja, propaganda se refere ao ato de propagar, seja algo abstrato
como uma ideia, pensamento, seja algo concreto como um produto. Já
publicidade é tornar público, o que só é possível através da propaganda.
Resumindo:
Publicidade = comércio e vendas,
Propaganda= divulgação.
Composto mercadológico ou marketing mix (4Ps)
4Ps consiste em:
·
Produto- refere-se a qualquer
bem, serviço, ideia, instituição, etc. que potencialmente possui valor de
troca. Como exemplo: o design do produto,, a embalagem, cores, e outros
fatores;
·
Preço- são as variáveis que
refletem o custo do produto para o consumidor; condições de pagamento,
aceitação ou não de cartões de crédito, cheque e outros;
·
Praça- é tudo que se relaciona
a distribuição, localização física e logística onde faz com que o produto
chegue até o consumidor;
·
Promoção- é o processo de
comunicação ativa nos produtos e benefícios de um produto para o mercado alvo.
Isso envolve a veiculação de programas de propaganda, relações públicas, além
de venda pessoal.
Atividades
que envolvem um plano de Marketing
Um plano de marketing envolve basicamente 6 atividades, são elas:
·
Objetivar a definição da missão corporativa;
·
Análise da situação (sempre);
·
Procurar a formulação dos objetivos;
·
Procurar a formulação das estratégias;
·
Sempre trabalhar com feedback, implementação e controle;
·
Cenários prospectivos.
Em suma, um plano de marketing busca efetivar ações que são
planejadas e reconceituadas periodicamente.
Fonte: CROCO: TELLES: GIOIA:
ROCHA e STREHLAU. Coleção de Marketing-Fundamentos de Marketing. 1ª edição.
Saraiva. 2005;
Nenhum comentário:
Postar um comentário