sábado, 3 de agosto de 2013

Publicidade e Propaganda/ Composto Mercadológico/ Plano de Marketing


     Existe diferença entre publicidade e propaganda, embora possa parecer a mesma coisa para muitos. Usa-se o termo publicidade especificamente para o comércio, como forma de persuadir e levar o cliente a compra, já o termo propaganda é usada de uma forma mais ampla, pois se refere a qualquer tipo de comunicação. Ou seja, propaganda se refere ao ato de propagar, seja algo abstrato como uma ideia, pensamento, seja algo concreto como um produto. Já publicidade é tornar público, o que só é possível através da propaganda.
Resumindo:
Publicidade = comércio e vendas,
Propaganda= divulgação.

Composto mercadológico ou marketing mix (4Ps)

4Ps consiste em:
·         Produto- refere-se a qualquer bem, serviço, ideia, instituição, etc. que potencialmente possui valor de troca. Como exemplo: o design do produto,, a embalagem, cores, e outros fatores;
·         Preço- são as variáveis que refletem o custo do produto para o consumidor; condições de pagamento, aceitação ou não de cartões de crédito, cheque e outros;
·         Praça- é tudo que se relaciona a distribuição, localização física e logística onde faz com que o produto chegue até o consumidor;
·         Promoção- é o processo de comunicação ativa nos produtos e benefícios de um produto para o mercado alvo. Isso envolve a veiculação de programas de propaganda, relações públicas, além de venda pessoal.


Atividades que envolvem um plano de Marketing

Um plano de marketing envolve basicamente 6 atividades, são elas:
·         Objetivar a definição da missão corporativa;
·         Análise da situação (sempre);
·         Procurar a formulação dos objetivos;
·         Procurar a formulação das estratégias;
·         Sempre trabalhar com feedback, implementação e controle;
·         Cenários prospectivos.

Em suma, um plano de marketing busca efetivar ações que são planejadas e reconceituadas periodicamente.

Fonte: CROCO: TELLES: GIOIA: ROCHA e STREHLAU. Coleção de Marketing-Fundamentos de Marketing. 1ª edição. Saraiva. 2005;


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