A respeito do que leva consumidores a
escolherem determinado fornecedor para suas aquisições, pode ser respondido
pela frase de Castro e Neves (2005): "o vendedor hoje, mais do que nunca,
também é uma fonte de solução de problemas." Basicamente é isso que
faz com que um cliente tenha afinidade com uma empresa que capacita, que dá
ferramentas e todo suporte necessário para que os seus colaboradores possam
desempenhar um grande papel
tecnicamente. O profissional de vendas não tem que pensar, tão somente, em
resultados organizacionais. O vendedor tem que ser empático e buscar a
satisfação do cliente antes e durante a sua aquisição. Logo, o cliente tem que
se sentir seguro desde a etapa de informações do produto, até a tomada de
decisão da compra, e ser acompanhado na pós venda para que ele perceba que a
sua garantia não se limita da porta da empresa pra fora. Portanto, todo
corpo organizacional tem que estar preparado pra solucionar, ou
encaminhar soluções pra os clientes quando este necessitar. E da mesma, forma
sempre estar, através de canais de informação, atualizando o cliente sobre
promoções, lançamentos e tudo que possa ser relevante para que o cliente esteja
, de uma forma positiva, conectado com a sua empresa fornecedora.
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