Como primeiro passo, ao entender o
mercado que atuam, as necessidades e desejos dos clientes, que por sinal demandam
muito estudo e pesquisa, os profissionais de marketing têm que buscar elaborar
estratégias que vão de encontro ao que o cliente deseja e necessita. E dentro
dessa estratégia, tem que estar inserido a busca de criação de valor para o
cliente.
As necessidades humanas
são situações de privação percebida. Incluem necessidades físicas básicas de
alimentação, vestuário, abrigo e segurança; necessidades sociais de pertencer a
um grupo afetivo, e necessidades individuais de conhecimentos expressão das
próprias ideias e sentimentos.
Os desejos são a forma que as necessidades
humanas assumem quando são moldadas pela cultura e pela personalidade
individual.
As necessidades e os desejos dos clientes
são satisfeitos por uma oferta oferecida ao mercado consumidor, uma combinação
de produtos, serviços, informações ou experiências oferecidos a um mercado para
satisfazer um desejo ou uma necessidade. Exemplos de serviços: companhias
aéreas, hotéis, bancos etc.
Uma vez que se compreende e se estuda o
mercado consumidor por inteiro, a administração de marketing pode orquestrar e
elaborar uma estratégia de marketing voltada para o cliente.
Podemos definir a administração de
marketing como uma arte e a ciência de escolher mercados-alvo e construir
relacionamentos lucrativos. A meta de um gestor de marketing é encontrar,
atrair, manter e cultivar clientes-alvo, entregando e comunicando valor
superior para o cliente.
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