Os dados secundários, podem suprir determinada questão, desde que possuam dados
consideráveis para fundamentar uma tomada de decisão.
A coleta de dados, através de dados
secundários, tem pontos positivos e negativos ou vantagens e desvantagens. A
vantagem é que o seu custo é mais econômico e há maior facilidade de conseguir
tais dados. Porém, são menos confiáveis. Uma das razões é a sua data de coleta.
Visto que determinados dados exigem atualizações contínuas.
Os
levantamentos em fontes secundários é um dos métodos utilizados na pesquisa exploratória. A pesquisa exploratória tem como finalidade reunir dados preliminares
para elucidar de forma mais completa a natureza real de problema e sugerir
possíveis hipóteses ou novas ideias.
Temos também a pesquisa conclusiva descritiva que visa investigar a natureza de um problema de marketing e da frequência com que ele ocorre. Esse tipo de pesquisa ajuda a descrever em detalhes o que acontece no mercado específico ou como os membros de um determinado grupo de consumidores estão utilizando os produtos da empresa. Exemplo: O sexo masculino é evidenciado como o maior comprador das lojas virtuais.
Importante também mencionar a pesquisa conclusiva causal ou explicativa. Esse tipo de pesquisa tem em vista testar hipóteses sobre relações de causas e efeitos entre duas variáveis. Ela é indicada na investigação do que influência na alteração de preço de um determinado produto. Exemplo: à medida que piora a qualidade da concessionária, também piora a participação do mercado da empresa fabricante de motocicletas, e vice-versa
Os levantamentos em fontes secundárias é um dos métodos utilizados na pesquisa exploratória.
Eles podem ser de fontes internas, como exemplo: arquivos armazenados no computador de uma empresa. E fontes externas, dados coletados por terceiros, exemplo: pesquisas do IBGE ou uma pesquisa feita por um jornal, consultorias, etc.
Temos também a pesquisa conclusiva descritiva que visa investigar a natureza de um problema de marketing e da frequência com que ele ocorre. Esse tipo de pesquisa ajuda a descrever em detalhes o que acontece no mercado específico ou como os membros de um determinado grupo de consumidores estão utilizando os produtos da empresa. Exemplo: O sexo masculino é evidenciado como o maior comprador das lojas virtuais.
Importante também mencionar a pesquisa conclusiva causal ou explicativa. Esse tipo de pesquisa tem em vista testar hipóteses sobre relações de causas e efeitos entre duas variáveis. Ela é indicada na investigação do que influência na alteração de preço de um determinado produto. Exemplo: à medida que piora a qualidade da concessionária, também piora a participação do mercado da empresa fabricante de motocicletas, e vice-versa
Os levantamentos em fontes secundárias é um dos métodos utilizados na pesquisa exploratória.
Eles podem ser de fontes internas, como exemplo: arquivos armazenados no computador de uma empresa. E fontes externas, dados coletados por terceiros, exemplo: pesquisas do IBGE ou uma pesquisa feita por um jornal, consultorias, etc.
Fonte: http://estacio.webaula.com.br (aulas online de Pesquisa de Marketing)
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