Os
fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor antes de uma possível
compra de serviço ou produto são reconhecimento do problema, busca de informação, avaliação de alternativas do produto,
avaliação das alternativas de compra, decisão de compra e comportamento pós compra. Essas seis etapas
sequencias nem sempre acontecem nas situações em questão, o consumidor pode pular
ou voltar algumas dessas etapas. O comportamento e a tomada de decisão do
consumidor variam de produto ou serviço a ser adquirido. Cada compra envolve
decisões diferentes seja por valor monetário, ou não, decisão racional ou emocional.
Logo,
destaco três importantes etapas desse processo:
1-
Reconhecimento do problema: o
processo de compra começa quando o comprador reconhece um problema a ser
resolvido, uma necessidade a ser suprida. Essas necessidades podem ser provocadas
por instintos internos ou externos. Estímulos internos são estados de desconfortos
percebidos, físicos ou psicológicos Exemplo: fome, sede, aborrecimento.
Estímulos externos são sugestões do mercado que levam o consumidor a
identificar um problema ou necessidade através de campanhas publicitárias. Richard Semenick e Gary Bamossy identificaram
três tipos de reconhecimento de necessidade: Necessidade de reposição, funcional e emocional.
2-
Decisão de compra: no estágio de
avaliação, o consumidor, entre ostros fatores, cria preferência por marcas.
Porém no estágio de decisão de compras, o consumidor age considerando todos os aspectos
das etapas anteriores. O ato de compra abrange três etapas: identificação
da alternativa preferida, intenção de compra, implementação de compra.
No entanto o comprador pode passar por algumas sub etapas: decisão por marcas,
por fornecedor, local de compras, por forma de pagamentos e outros. Tudo isso
depende do valor financeiro ou de outro valor pessoal que cada indivíduo
prioriza.
3.
Pós compra: essa etapa é onde o
consumidor passa pela fase de satisfação ou insatisfação do produto ou serviço
comprado. Essa fase também é muito importante para reter o cliente, criando
vínculos de fidelidade. Logo cabe a organização estar monitorando tal cliente através
de contatos seja por email ou cartas, seja, parabenizando-o pela compra
disponibilizando contatos para sugestões. Enfim mostrando interesse para com o
cliente e a imagem do produto ou serviço em questão.
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