terça-feira, 13 de março de 2012

O gestor e a Tomada de Decisões

     

     No mundo organizacional tomar decisões é uma constante na vida de um gestor. E isso não se resume simplesmente em melhorar os lucros e prevenir os custos da sua empresa. Num contexto organizacional, além dos diversos desafios cotidianos, que envolvem o modo mais eficiente de empregar os seus recursos escassos, há fatores primordiais que exigem do gestor certas habilidades para que as reais necessidades decisórias não se tornem amargos fracassos. Por isso antes do gestor tomar atitudes ele deve ter um comportamento organizacional munido de exames acurados por estudos de pesquisas e desenvolvimentos. Dentro desse contexto, comportamental, há de se ter uma visão sistêmica de todos os recursos disponíveis: Recursos naturais, capitais e humanos; esse sendo premiado com um olhar cirúrgico. Pois os recursos humanos são a ponte entre o objetivo e sucesso; estes, representados pelos associados; indivíduos; as pessoas que fazem parte da corporação em geral, e, as mesmas devem estar em sintonia com o plano da empresa para que ela possa alcançar os resultados desejados. E pra que isso se concretize é fundamental que exista aspectos como atitudes pró-ativas, valores éticos e morais, processos de grupos, enfim, é racionalmente necessário cultivar toda uma cultura organizacional onde todos os membros se sintam de fato inseridos. E isso não é simples, envolve muita dedicação.
     No que tange a economia, no fator exógeno, as necessidades de decisão também se deparam com adversidades em todas as suas variáveis. As tendências globalizadas exigem, como nunca, constantes inovações ou reconceituações de novos produtos e serviços. E Para acompanhar esses fatores econômicos de produção e permanecer no mercado competitivo o gestor tem que pesquisar e estudar constantemente esses fatores econômicos para poder desenvolver novas estratégias empresariais. São muito os fatores econômicos que influenciam nas escolhas de uma estratégia determinante para uma organização. Tais fatores estão evidenciados pela concorrência, que também busca melhorias sempre; governo, com suas pesadas cargas tributárias; a própria economia; aquisição de tecnologia de ponta; forças sociais; trabalhistas; políticas; novos mercados e outros. Esses fatores, sumários, são imprescindíveis de análises para se tomar a decisão mais acertada possível.
     Portanto, numa visão simultânea, entre o mundo organizacional e o cenário econômico, traçando um paralelo entre esses dois fatores internos e externos, o corpo gestor pode traçar melhor o seu planejamento e assim definir o seu objetivo de produção; seja de bens ou de serviços, com um valor agregado para o demandante.
estácio.webaula.com.br/ (ambiente online-aula 1 e 2)
Marco Antônio Sandoval de Vasconcelos. Economia-Micro e Macro

Nenhum comentário:

Postar um comentário