terça-feira, 27 de março de 2012

Ambiente do Empreendedorismo


        Existe uma grande expectativa de crescimento e sucesso futuro no ambiente do empreendedorismo a nível global. No Brasil, por exemplo, esse crescimento, na última década, vem atingindo marcas expressivas no campo de pequenas e micro empresas.
   Estamos vivendo a era do empreendedorismo, apoiados por instituições educacionais, sociedade e corporações, unidades governamentais e outros. No entanto, mesmo com uma política do governo onde se faz investimentos, como o SEBRAE, racionalização tributária, etc, alguns aspectos se mostram insuficientes para o ambiente do empreendedorismo. Um exemplo disso é a carência de mão- de - obra e a carga tributária que encarece os custos no contexto do empreendedorismo.
   O empreendedor, no entanto, mesmo conhecendo as adversidades de um negócio, tem que procurar dar continuidade ao seu vislumbre com pensamento positivo, perseverança e atitudes pró-ativa, para, assim, poder auferir o seu escopo. Por isso, aliado as quatro fases do processo de geração de um empreendimento, o empreendedor, no seu campo de ação, deve seguir, convicto com a sua inovação, criação ou reconceituação de um valor para a sociedade, isso é, seguir com dedicação total a sua pedra angular.  Atrelado a esse processo, o empreendedor, deve utilizar outras ferramentas fundamentais que além de outras vantagens, serve para cultivar redes de contatos, e, a comunicação é um desses componentes; pois proporciona dinamismo e menor custo (tipo e-mail e outros). A informação também é outro fator primordial: mídia, jornais, revistas de cunho específico, a televisão, e, inclusive o apoio da sociedade que é essencial, pois propicia motivação e sustentação para o negócio. Logo vem a logística que é responsável pela distribuição: ponto chave de apoio estratégico. Conectado com todo empreendimento a tecnologia é outra ferramenta imprescindível que gera vantagem competitiva com a sua velocidade evolutiva que parece ser ilimitada. E a globalização que impõe, junto com a tecnologia, rapidez e conectividade em tempo real com o mundo dos negócios. E por fim, novos conceitos que envolvem, entre outras necessidades, ética, responsabilidades sociais e a busca constante pela comodidade e conforto do cliente que está cada vez mais exigente diante de tantas ofertas empreendedoras que se apresentam diariamente no mundo produtivo de bens e serviços.
    Desta feita,  as inovações tecnológicas tem sido os fatores mais impressionantes, ou seja,  tem sido uma ferramenta sem precedentes. Logo, entre outros conceitos e valores, a organização que não acompanhar, desenvolver, investir e capacitar os seus colaboradores para usar esse recurso com eficiência e eficácia, irá ficar pra trás no mundo da alta  competitividade. 


Fonte: http:/www.ipledu.com/empreendedorismo-verde-amarelo-oportunidades-e-desafios-ipl-semanal-numero36/ (Acesso em: 17 fev 2012)
 HISRICH; PETERS; SHEPHER. Empreendedorismo. 7 ed. Artmed. 2009
http://estacio.webaula.com.br/ (aula 1 conteúdo online)

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