terça-feira, 27 de março de 2012

Organizações do Futuro-Focos/ vantagens Competitivas

    Fazer projeções sobre como será as características das organizações futuras não é uma tarefa nada fácil, pois os movimentos que delineiam o mundo transacional são, não raros, contingentes. Mas, a organização, munida de perícia pode e necessariamente precisa pensar a longo prazo. Pois a visão do futuro é a base de todo planejamento estratégico.
     No futuro, as organizações que almejam crescimento ou ao menos se manterem no mercado notavelmente competitivo, tem que fazer análise organizacional, constante, em todo o seu contexto. A super valorização das ferramentas, que uma organização tem a sua disposição são um dos principais itens desse contexto.. Aliás, tem ferramentas que serão sempre de natureza clássica, porém sempre melhoradas através de novos conceitos. Um exemplo disso é os recursos, humanos, esses serão cada vez mais valorizados e treinados, visando se estruturar com a cultura da organização, principalmente no sentido de comprar e vivenciar a ideia de missão, visão e objetivos e outros valores; o cliente, este que espera um bem ou serviço com o melhor valor agregado possível, terá um enfoque eternamente especial; novas tecnologias, uso com eficiência e eficácia por parte dos associados; assim como informação, comunicação, distribuição e outras séries de medidas emergentes.
     Os principais focos a serem observados, pelas organizações, no ambiente externo, para o os seus vislumbres competitivos são múltiplos. Logo dependem de um conjunto de ameaças e oportunidades que se apresentam nesse o ambiente geral. Fatores como pesquisas e desenvolvimentos, essa área terá várias parcerias conjuntas na busca por invenções e reinvenções; exigência de mão de obra qualificada; investimento em conhecimentos, isso será mais salutar do que nunca; as ações econômicas, por parte do estado ou mercado; influencias do mercado externo com a sua globalização; os recursos ativos de cada organização e o seu poder para captar outros créditos e aquisição de novas tecnologias, tecnologias que é uma ferramenta sem precedentes; os políticos legais, esse é um fator que demanda muita sabedoria e tato por parte de um gestor; sustentabilidade, com todos os seus tópicos e conceitos de reciclagem enfim, uma mescla de medidas clássicas com situações novas e tendências que se apresentam no cenário ambiental. A partir daí traçar as estratégias, que são longo prazo, e também ações táticas, que são de curto prazo, para poder participar e auferir vantagens competitivas.
    Há uma frase de Clemente da Nóbrega, físico e engenheiro nuclear; consultor e escritor, que traduz bem os movimentos que uma organização deve se nortear: “Construir o futuro a partir daquilo que se está vivendo agora”. Essa frase é um perpétuo provérbio no mundo da administração. Logo as organizações, pra definir onde quer estar daqui a um tempo, tem que avaliar, historicamente, o potencial de recursos que desenvolveu, que possui e o que pode a vir a desenvolver. Logo, visualizar com muita propriedade o que está rolando na dinâmica paisagem atual.  A partir daí, preparar caminhos estratégicos para adquirir vantagens competitivas, seja na diferenciação ou custos baixos. Todo esse processo exige práticas constantes de toda uma estrutura organizacional. Por fim, entre outras que citei, destaco, aqui, conhecimento e tecnologia como tônicas do presente e do futuro para se obter vantagens competitivas.


ROCHA FERNANDES; BERTON. Estratégias Empresariais1ª edição. Saraiva. 2005 (material de apoio Estácio)

Um comentário:

  1. J.C.M. Souza apreciei a leitura desta estratégia empresarial.Um texto que adiciona ao meu universo poético um conhecimento atualizado neste vasto campo competitivo do mundo empresarial.
    Uma bela semana.

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