segunda-feira, 19 de março de 2012

A Figura do CEO nas Organições

     Na empresa que trabalho não existe a figura do Cio (Executivo Principal de Informações). Mas segundo esse texto, que adaptei da internet e que compartilho aqui, com os companheiros de fórum, fica evidente as responsabilidades e os desafios de um profissional desta área. Primeiramente, esse executivo, deve estar atualizado constantemente, senão corre o risco de ser rapidamente substituído por outro profissional que esteja a par das últimas novidades condizentes a sua função. Outro aspecto fundamental, esse executivo tem por preocupação principal fazer com que os sistemas sejam utilizados de modo a aumentar a competitividade e a lucratividade da empresa. Outros aspectos, apenas um breviário, extraído do livro de José Roberto Saviani, (O Analista de Negócios e da Informação-Editora Atlas/1992) que vejo como características essenciais para que o CIO não venha a fracassar no seu desempenho: o CIO deve se relacionar com as pessoas como seres humanos e não como meros "usuários de sistemas" (afinal, todos os funcionários são usuários); No relacionamento com as pessoas, o CIO deve conhecer não somente a tecnologia da informática, mas também os negócios em que a empresa está envolvida: o sistema de informações e o departamento que o utiliza; a informática provoca mudanças constantes no seio da organização, e o CIO deve ser hábil o bastante para saber administrá-las; os problemas que podem surgir com o uso do software e hardware não devem levar a impedimentos do tipo "isso não dá para fazer porque o computador não permite", mas devem ser resolvidos pelo CIO da melhor forma; o CIO deve ser agente de mudança e de melhoria na empresa; o CIO deverá conciliar seus interesses com as possibilidades técnicas que o computador oferece. 
     Feito essas análises, acrescento aqui mais uma frase do genial Steve Jobs: ”tecnologia não é o suficiente. É a tecnologia casada com as artes liberais e as ciências humanas”. 
     Portanto, pra ser um profissional profícuo, é necessário estar constantemente integrado com todo contexto organizacional.

Adaptação do Texto de: Antonio Carlos M. Mattos

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