sexta-feira, 23 de março de 2012

Programação Linear (Exercício)

Exemplo Resumido


Uma empresa fabrica mesas e cadeiras. O quadro abaixo mostra os recursos consumidos por unidade de cada produto e os seus lucros. Quantas mesas e cadeiras podem ser fabricadas para se maximizar o lucro?
Recurso:     Mesa:       Cadeira:                 Quantidade disponível:
Madeira         30               20                                       310
Meta                5               10                                        113
Lucro               6                 8                                           -
Nossa função objetivo é o total de lucro da venda de mesas (M) e cadeiras (C). Queremos descobrir qual o valor máximo possível de lucro que podemos obter. Logo, nossa função objetivo é:
Máx Z =6m+8c (Função-Objetivo)
Agora precisamos analisar as restrições. Temos uma quantidade máxima de madeira disponível (310) e cada mesa e cada cadeira gastam uma certa quantidade deste material (30 e 20). Logo, temos uma restrição:
30M + 20C <_ 310 (Restrição1)
Da mesma forma, existe uma quantidade limitada de metais, o que nos dá a segunda restrição:
5M + 10C <_ 113 (restrição
Além disso, sabemos que não podemos fabricar uma quantidade negativa de cadeiras ou mesas:
M, C >_ 0
Diante disso parte-se para uma solução Gráfica, como visto na aula 4, deste curso, que irá determinar a melhor forma de maximizar o lucro.
Considerações:
Cada vez mais, a Programação Linear vem sendo utilizado nas grandes empresas; muito aproveitado nos empreendimentos de e-business. Pois possibilita acertos mais seguros e gera vantagens competitivas diante do mercado concorrencial. É possível observar essa ferramenta no SAD (Sistema de Apoio á decisão). Num desses processos encontra-se a análise de otimização que busca encontrar um valor ótimo para variáveis selecionadas, dadas certas restrições. Hoje, na era da informática, a busca pela a otimização é elaborada por pacotes de software e por geradores de SAD avançados.


 http://pt.wikibooks.org/wiki/Pesquisa_operacional/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Programa%C3%A7%C3%A3o_Linear; SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET, JAMES A.  O’BRIEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário