terça-feira, 27 de março de 2012

Breviário Sobre a Gramaticalidade da LIBRAS

     A língua de sinais brasileira utiliza a sintaxe espacial, modalidade viso- espacial, como configuração para se comunicar; isso de uma forma organizada espacialmente. No campo das dificuldades, ela é tão complexa como às línguas orais-auditivas. Em libras podemos identificar, basicamente, as mesmas naturezas gramaticais já conhecidas pelo estudo das línguas orais, como pronome, adjetivos, advérbios, etc. No entanto, embora o conceito atribuído as categorias gramaticais de LIBRAS seja semelhante aos da língua orais, sua forma de classificação e de funcionamento é diferente. A ordem dos sinais na construção de uma frase, em LIBRAS, obedece a regras próprias que refletem a maneira do surdo processar as suas ideias. Logo existe uma independência sintática do português em relação à linguagem de Libras. A categoria artigo, recorrente em inúmeros línguas orais não existem em libras; a preposição é pouco utilizado na LIBRAS;  visto que está incorporada, em algumas frases, ao verbo. Exemplo: Em português escrevemos: Eu irei para a escola; Em LIBRAS: EU-IR-ESCOLA. Portanto, a LIBRAS não pode ser estudada tendo como base a língua portuguesa, já que sua gramática, com todos os seus classificadores e expressões faciais, que complementam a linguagem e maximizam a compreensão, entre os devidos sinalizadores, é independente da língua oral.
     A ordem das palavras, em LIBRAS, ordem, neste caso, como conceito básico relacionado com a estrutura da frase de uma língua, possui seis combinações possíveis de sujeito(S), objeto (O), e verbo (V), conforme observou Greemberg (1966). No entanto, parece haver uma ordem básica que predomina, apesar de haver várias possibilidades de ordenação que também são consideráveis, e, que cada língua elege uma dessas ordenações como sendo dominante. E essa ordem, a ordenação mais básica, parece ser a ordem Sujeito-Verbo-Objeto (SVO).  Há vários estudos da frase na Língua de Sinais Americana (ASL), que são pontos de partida para a língua de sinais brasileira, uma vez que esta apresenta grande variabilidade. Apesar disso, as pesquisas concluem que a sua ordem básica é SVO (Ex: HOMEM-LER-LIVRO). Pra justificar isso há vários alguns argumentos tais como o de Fischer (1980) que observa que SOV é uma ordem não licenciada na posição de objeto não oracional. Já liddel (1980), tem mais um argumento a favor, onde constatou que somente estruturas SVO poderiam ser transformadas em interrogativas sim/não. Portanto, foram observadas várias possibilidades de ordenação das palavras transposta para LIBRAS, onde prevalece a ordem básica das demais, ou seja, corroborando, a ordem SVO. As evidências surgem conforme Quadros (1999), que as evidências surgem de orações simples, de orações complexas contendo orações subordinadas, da interação com advérbios, com modais e com auxiliares. As demais ordenações encontradas na língua de sinais brasileira resultam de interação de outros mecanismos gramaticais.
    Há oposição quanto à ordem SVO; análises diferentes de Fischer e Lidell baseados em estudos polêmicos, mas que também podem ser considerados. Isso tanto no ASL, quanto na língua de sinais brasileiro. Como supracitado, existe seis combinações possíveis de ordenações, segundo Geemberg (1966), seriam dominantes: SOV; SVO, ou VSO.  O autor constatou, através de pesquisas que a ordenação dos elementos tende a ser consistente, ou seja, a língua VO terá o objeto da preposição depois desta, enquanto uma língua OV terá uma ordem oposta, ou seja, primeiro objeto, e, então, a preposição. Fischer, (1980) dentro das seis possibilidades, lista, em seus estudos: SVO; OSV; VOS e SOV.
     Enfim , esse texto é apenas um pequeníssimo breviário, diante do estudo da língua de sinais que é vasto e requer muito estudo e dedicação para um melhor e pleno aprendizado.


Ronice Müller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp. Língua de Sinais Brasileira. 1ª edição. Artmed. 2004 (Livro customizado da Fac. Estácio de Sá)
http://estacio.webaula.com.br (Conteúdo online, aulas 6 e 8)


Um comentário:

  1. Parabéns!Sua introdução ao assunto,foi bem explicativo.LIBRAS deveria fazer parte das disciplinas transversais,desde a Educação Infantil.Como toda língua também tem suas específicidades, rica em expressões,vai além da comunicação simplesmente.
    Bjokas pra vc.

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