terça-feira, 27 de março de 2012

Gerenciamento de Custos e Outras Variáveis

     Gerenciar custos é uma constante no dia a dia de um administrador. E como grande desafio ele deve saber com expertise distribuir e rastrear os custos que a organização incorre ao longo do processo produtivo para poder fazer confronto entre o valor planejado e o efetivamente gasto.  Tudo isso requer uma metodologia coerente e quântica, através dos instrumentos fundamentais que são os dados contábeis e financeiros. Embasado na contabilidade de custos o administrador tem ferramentas que o levam para formular as suas estratégias e assim poder fazer frente diante do mercado globalizado que se apresenta cada vez mais acirrado.
     O mercado, por natureza, é contingencial, mas hoje em especial, existe uma indecisão muito latente por causa da crise no mercado internacional, sobretudo os países da Zona Euro: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Países baixos, (Se não bastasse os competitivos produtos vindo da China, entre eles, vestuários, brinquedos e até bens duráveis como automóveis).  Tudo isso tem um efeito inevitável que acaba atingindo todos os países, inclusive o Brasil que é um país emergente e tem, no momento, a sua moeda estabilizada. Um exemplo do reflexo dessa crise, aqui no Brasil, é a guerra cambial que o governo trava diariamente. Com a oscilação do dólar no mercado brasileiro o governo procura achar um equilíbrio para que as importações e as exportações não sejam prejudicadas.  Tudo isso tem um impacto direto e tremendo entre vários elementos; um deles é a oscilação de preços no mercado mundial.  E além dos competidores entrantes no mercado, que sempre descobrem brechas de oportunidades nas crises, e que atuam com seus produtos substitutos, que geralmente tem preços mais baixos, também existe as novidades tecnológicas que empurram produtos e outros artigos produtivos para a obsolescência. Como resposta a esses fatores, a gestão precisa acompanhar as inovações; Inovar e reinventar-se é racionalmente necessário para que o administrador mantenha a sua organização saudável diante de seus competidores.
      O administrador se quiser realmente ser um profissional de sucesso, deve estar consciente que o trabalho no mundo dos negócios é muito árduo. E uma das suas grandes tarefas é reter; ter a fidelidade do consumidor.  Pra isso o foco de destaque em sua trajetória deve ser sempre o fator modernização.  Essa que é um processo linear constante. Logo seguir a modernização é cogente para a sobrevivência de uma grande organização.
     Portanto não importa como o administrador fará acontecer; seja investindo numa grande escala produtiva, para poder diminuir seus custos, ou em produção diferenciada com um valor agregado ao cliente; e que isso possa trazer de fato para a sua organização vantagem competitiva. Desta feita, através do melhor planejamento de custos, por em prática todo o seu conhecimento adquirido e atualizado para ter suficiente criatividade para compartilhar com seu grupo maneiras de perpetuar com sucesso a sua organização. Enfim, ratificando, o administrador tem que  fazer acontecer, essa é a missão, com planos práticos e objetivos pra se atingir os seus vislumbres.


DATAR e FOSTER> Contabilidade de Custos Volume 1 11ª edição. Pearson. 2003 (Livro customizado da Fac.. Estácio de Sá)


Um comentário: