domingo, 16 de fevereiro de 2014

Processos de Relacionamentos com clientes


   Hoje, mais do que nunca, conectado com a globalização, o cliente tem acesso a um grande número de informações de toda natureza, inclusive sobre prestações de serviços que buscam fidelizar o cliente através de algum diferencial que satisfaça o consumidor.
     Com tanta concorrência no mercado, os competidores têm que buscar constantemente fazer o melhor possível para continuarem, com êxito, nas suas atividades de comércio. E pra ter êxito e um substancial retorno, os empresários devem decidir qual o seu melhor diferencial, seja no preço, na qualidade total do seu serviço ou exclusividade em algum aspecto. O correto é aliar preço competitivo com qualidade, e, quando possível, criar um diferencial de exclusividade, algo que o concorrente demore um pouco para copiar; o suficiente para que tal a organização criativa, inovadora e empreendedora, se consolide como sendo  a primeira, a melhor ou o maior naquilo que ela pretenda conquistar de antemão.
     A organização que está, de fato, conectada com a realidade, de um contexto organizacional, sabe que o bem mais valioso são as pessoas; os seus colaboradores e, sobretudo os clientes. De nada adianta ter sofisticada tecnologia, uma grande estrutura, uma excelente localização, se não valorizar as pessoas: cliente e funcionários.
      A empresa que não quer ver o seu patrimônio, a sua imagem e o seu negócio ruir deve estar atenta aos seus funcionários; elo que trará satisfação ou insatisfação para o cliente. Logo, é primordial, primeiramente, que os funcionários sejam muito bem treinados, com cursos, palestras motivacionais, treinamentos específicos desenvolvidos por profissionais do RH e gestores. Os funcionários têm que ser reconhecido, recebendo sempre favoráveis oportunidades,  orientações e feedbacks, algum tipo de benefício, seja ticket alimentação, plano de saúde, bonificações por metas, justos planos de carreira, enfim algo que agregue valor e “valores” para que eles se sintam integrados com o objetivo da empresa;  alinhados linearmente na trilha da motivação. E o resultado de tudo isso, trará reflexo no comportamento do consumidor.
     O consumidor pode vir a ser um cliente potencial, ainda que ele tenha as suas observações ou imagens negativas, o funcionário comprometido fará o que estiver ao seu alcance para dissipar tais imagens. Parafraseando Walt Disney: “as pessoas consomem ou gastam seu precioso tempo onde se sentem bem. E pra que isso aconteça, deve-se valorizar toda equipe profissional para que eles caminhem em prol do sucesso da sua organização e o sucesso da organização envolve todos stakeholders.

     

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