Hoje, mais do que nunca, conectado com a globalização, o cliente tem
acesso a um grande número de informações de toda natureza, inclusive sobre
prestações de serviços que buscam fidelizar o cliente através de algum
diferencial que satisfaça o consumidor.
Com tanta concorrência no mercado, os
competidores têm que buscar constantemente fazer o melhor possível para
continuarem, com êxito, nas suas atividades de comércio. E pra ter êxito e um
substancial retorno, os empresários devem decidir qual o seu melhor diferencial,
seja no preço, na qualidade total do seu serviço ou exclusividade em algum
aspecto. O correto é aliar preço competitivo com qualidade, e, quando possível,
criar um diferencial de exclusividade, algo que o concorrente demore um pouco
para copiar; o suficiente para que tal a organização criativa, inovadora e
empreendedora, se consolide como sendo a
primeira, a melhor ou o maior naquilo que ela pretenda conquistar de antemão.
A organização que está, de fato, conectada
com a realidade, de um contexto organizacional, sabe que o bem mais valioso são
as pessoas; os seus colaboradores e, sobretudo os clientes. De nada adianta ter
sofisticada tecnologia, uma grande estrutura, uma excelente localização, se não
valorizar as pessoas: cliente e funcionários.
A
empresa que não quer ver o seu patrimônio, a sua imagem e o seu negócio ruir
deve estar atenta aos seus funcionários; elo que trará satisfação ou
insatisfação para o cliente. Logo, é primordial, primeiramente, que os
funcionários sejam muito bem treinados, com cursos, palestras motivacionais,
treinamentos específicos desenvolvidos por profissionais do RH e gestores. Os funcionários
têm que ser reconhecido, recebendo sempre favoráveis oportunidades, orientações e feedbacks, algum tipo de
benefício, seja ticket alimentação, plano de saúde, bonificações por metas,
justos planos de carreira, enfim algo que agregue valor e “valores” para que
eles se sintam integrados com o objetivo da empresa; alinhados linearmente na trilha da motivação. E
o resultado de tudo isso, trará reflexo no comportamento do consumidor.
O consumidor pode vir a ser um cliente
potencial, ainda que ele tenha as suas observações ou imagens negativas, o
funcionário comprometido fará o que estiver ao seu alcance para dissipar tais imagens.
Parafraseando Walt Disney: “as pessoas consomem ou gastam seu precioso tempo
onde se sentem bem. E pra que isso aconteça, deve-se valorizar toda equipe
profissional para que eles caminhem em prol do sucesso da sua organização e o
sucesso da organização envolve todos stakeholders.
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