Na aula 1, do ambiente online, sobre Marketing Mix ou Composto de Marketing
aos Canais de Marketing, se vê, como introdução, um interessante vídeo de uma
entrevista com o mestre Philip Kotler que nos fala sobre a mistura entre
marketing e estratégia e o interessante conceito do “Oceano Azul”, fato esse,
que em vez de se concentrar em seus concorrentes e fazer o mesmo do que eles, só
que um pouco melhor, pensar em espaços novos; espaços azuis ao invés de espaços
vermelhos.
Nessa mesma entrevista, ao ser
perguntado pelo repórter, como isso se relaciona com os conceitos de marketing,
Philip Kotler além de recomendar o seu livro “Estratégias do Oceano Azul, onde
possivelmente elucida com mais abrangência e maestria, tais definições, nos diz
que hoje, sobretudo, temos um marketing estratégico onde o mesmo vem se
convergindo entre o que é estratégia de marketing ou marketing estratégico(...)
Enfim, nesse vídeo, ele finaliza com uma grande verdade, ao dizer que como
os negócios hoje são tão dinâmicos, nem dizemos mais:” preparar, apontar, fogo.
Hoje em dia é fogo, fogo, fogo.
Na aula 2, que fala sobre os Canais de Marketing e Estrutura das redes
de Valor, Ramon Lombard Teixeira Nunes, professor MSc, Humanas, Sociais e
Tecnológicas da UNIFEV, Centro Universitário de Votuporanga, nos brinda com comentários sobre canais de
distribuição, marketing e logística.
Logo ele fala sobre o trajeto que separa o produtor do consumidor que é, sobretudo, distante. E por isso,
geralmente, há um envolvimento de parceiros, intermediários, em toda essa
logística. E nos orienta, nos lembra, da
importância de sermos criteriosos na escolha desses parceiros do canal. Visto
que com a concorrência acirrada e principalmente a expectativa do cliente, seja
em qualidade, diferencial, ou preço é, é fundamental que tenhamos a melhor
conexão na entrega de um produto. Em suma, ele conclui que se não escolhermos
os melhores parceiros, tudo vai refletir no resultado final. Ou seja, teremos
clientes insatisfeitos.
Por fim, não podemos esquecer que os nossos parceiros fazem parte da
cadeia de valor do nosso negócio, cadeia essa que tem que estar em sintonia
para que possamos atender o cliente com a melhor consonância possível.
Na aula 3, Ambientes de Negócios e Canais de Marketing, vimos a importância
de acompanharmos o comportamento das variáveis ambientais nos canais de
distribuição e todas as suas influências.
Esse conteúdo sintetiza que os gestores devem estar sensíveis ao
ambiente e as alterações que ocorrem.
Logo é necessário planejar estratégias eficazes para enfrentar as
mudanças com sucesso. E para que isso tenha resultado, os gestores precisam
entender as variáveis ambientais que afetam os sistemas de canais.
Relevantes são as variáveis que tem no ambiente econômico que provocam profundo
efeito nos canais: recessão; inflação, taxa de juros, taxa de câmbio e outros
que influenciam diretamente todo processo do canal. Também temos o Ambiente competitivo com seus
tipos de concorrência: concorrência horizontal, concorrência intertipos,
concorrência vertical e concorrência entre sistemas de canais. Além de temas
que influenciam as estratégias de canais como fatos socioculturais: padrões etários,
mudança na composição ética, tendências educacionais, estrutura familiar e
outros. Mais além, temos as mudanças da tecnologia, como isso afeta todo
processo de inovação dinâmica comercial e um conjunto de situações que podem
surgir como problemas potenciais na gestão de canais, como exemplos:
Distribuição Dual, acordos exclusivos, discriminação de preços controle de
preços vendas casadas e assim por diante.
Em suma, essa aula trata dos desafios das variáveis ambientais que
permeiam o universo do canal de distribuição. Portanto, o corpo gestor tem que
estar antenado com todas as mudanças possíveis e afiado nas ações estratégicas
do seu negócio.
Fonte: www.estácio.com.br (aulas online1, 2 e 3 da disciplina canal de Distribuição);
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