domingo, 19 de janeiro de 2014

Marketing Estratégico/ Parceiros/ Ambiente de negócios





     Na aula 1, do ambiente online, sobre Marketing Mix ou Composto de Marketing aos Canais de Marketing, se vê, como introdução, um interessante vídeo de uma entrevista com o mestre Philip Kotler que nos fala sobre a mistura entre marketing e estratégia e o interessante conceito do “Oceano Azul”, fato esse, que em vez de se concentrar em seus concorrentes e fazer o mesmo do que eles, só que um pouco melhor, pensar em espaços novos; espaços azuis ao invés de espaços vermelhos.
     Nessa mesma entrevista, ao ser perguntado pelo repórter, como isso se relaciona com os conceitos de marketing, Philip Kotler além de recomendar o seu livro “Estratégias do Oceano Azul, onde possivelmente elucida com mais abrangência e maestria, tais definições, nos diz que hoje, sobretudo, temos um marketing estratégico onde o mesmo vem se convergindo entre o que é estratégia de marketing ou marketing estratégico(...)
    Enfim, nesse vídeo, ele finaliza com uma grande verdade, ao dizer que como os negócios hoje são tão dinâmicos, nem dizemos mais:” preparar, apontar, fogo. Hoje em dia é fogo, fogo, fogo.

      Na aula 2, que fala sobre os Canais de Marketing e Estrutura das redes de Valor, Ramon Lombard Teixeira Nunes, professor MSc, Humanas, Sociais e Tecnológicas da UNIFEV, Centro Universitário de Votuporanga,  nos brinda com comentários sobre canais de distribuição, marketing  e logística.
     Logo ele fala sobre o trajeto que separa o produtor  do consumidor que  é, sobretudo, distante. E por isso, geralmente, há um envolvimento de parceiros, intermediários, em toda essa logística.  E nos orienta, nos lembra, da importância de sermos criteriosos na escolha desses parceiros do canal. Visto que com a concorrência acirrada e principalmente a expectativa do cliente, seja em qualidade, diferencial, ou preço é, é fundamental que tenhamos a melhor conexão na entrega de um produto. Em suma, ele conclui que se não escolhermos os melhores parceiros, tudo vai refletir no resultado final. Ou seja, teremos clientes insatisfeitos.
    Por fim, não podemos esquecer que os nossos parceiros fazem parte da cadeia de valor do nosso negócio, cadeia essa que tem que estar em sintonia para que possamos atender o cliente com a melhor consonância possível.
     Na aula 3, Ambientes de Negócios e Canais de Marketing, vimos a importância de acompanharmos o comportamento das variáveis ambientais nos canais de distribuição e todas as suas influências.
     Esse conteúdo sintetiza que os gestores devem estar sensíveis ao ambiente e as alterações que ocorrem.  Logo é necessário planejar estratégias eficazes para enfrentar as mudanças com sucesso. E para que isso tenha resultado, os gestores precisam entender as variáveis ambientais que afetam os sistemas de canais.
    Relevantes são as variáveis que tem no ambiente econômico que provocam profundo efeito nos canais: recessão; inflação, taxa de juros, taxa de câmbio e outros que influenciam diretamente todo processo do canal.  Também temos o Ambiente competitivo com seus tipos de concorrência: concorrência horizontal, concorrência intertipos, concorrência vertical e concorrência entre sistemas de canais. Além de temas que influenciam as estratégias de canais como fatos socioculturais: padrões etários, mudança na composição ética, tendências educacionais, estrutura familiar e outros. Mais além, temos as mudanças da tecnologia, como isso afeta todo processo de inovação dinâmica comercial e um conjunto de situações que podem surgir como problemas potenciais na gestão de canais, como exemplos: Distribuição Dual, acordos exclusivos, discriminação de preços controle de preços vendas casadas e assim por diante.
     Em suma, essa aula trata dos desafios das variáveis ambientais que permeiam o universo do canal de distribuição. Portanto, o corpo gestor tem que estar antenado com todas as mudanças possíveis e afiado nas ações estratégicas do seu negócio.


Fonte: www.estácio.com.br (aulas online1, 2 e 3 da disciplina canal de Distribuição);



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