terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Centros Estratégicos que Agregam Valor



      Destaco da aula 8 a importância do CD no que tange a logística e toda a sua dinâmica.
     O CD é responsável pelo armazenamento de produtos, manutenção, distribuição e tudo que se relaciona a gerir suprimentos com rapidez, segurança e qualidade no serviço.
     Toda grande empresa, cedo ou tarde, conforme o seu crescimento acaba optando por um CD. Visto que, geralmente, a sua resposta para abastecer estoque(s) é muito mais rápido que um intermediário; parceiro da cadeia.
    Os grandes supermercados, por exemplo, implantam CDs com pontos estratégicos para suprir as suas filiais com rapidez, eficiência e eficácia.   Mas para ter um CD não é simples, pois envolve uma grande estrutura física, além do espaço fisco em si, modernas ferramentas tecnológicas e colaboradores integrados em prol do melhor serviço possível.
     Quanto aos sistemas de distribuição podem ser de várias formas: Sequenciais ou Escalonados; Transit Point; Cross Docking, entre outros. Cada estratégia de distribuição vai depender do que é mais viável para cada empresa no que tange suprir com qualidade, em todos os aspectos, o consumidor final.
      Destaco aqui os sistemas Seqüenciais ou Escalonados que são típicos de supermercados.  Esse sistema consiste em gerir produtos em quantidade elevada, mas ao mesmo tempo com grande giro de estoque. Seus produtos são de alta dinâmica; perecibilidade; obsolescência... Os supermercados trabalham com margem de lucro muito baixo, mas compensam a sua rentabilidade no grande volume de vendas.  Como conseguem comprar em quantidade do fornecedor, logo praticam preços mais baixos. Por isso os clientes fazem compras com frequência e por vezes em quantidades significativas. Portanto esse sistema pede uma localização próxima de tais consumidores e os supermercados, por sua vez, possui várias filiais s próximos do seu CD, estrategicamente, para dar todo respaldo para esses conjuntos de filiais.
     Enfim, CDS, são pontos que agregam valor para uma empresa, visto que ela pode dar um suporte melhor e mais rápido para os seus clientes no que se refere, basicamente, a disponibilidade, e entrega rápida. E para a organização, além de todo processo de suprir o cliente com agilidade e precisão, reduz o custo na distribuição, visto que o modal de transporte, geralmente rodoviário é abreviado pela sua localização estratégia.



Fonte : www.estacio.com.br (aula 8 , online: Gestão de Suprimentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário