Numa constante, o setor logístico de uma organização competitiva
tem que estar otimizando os seus processos de distribuição. Visto que vários
fatores podem causar o seu sucesso ou o seu próprio fracasso.
Atualmente, no Brasil, vivemos uma economia estabilizada,
ao menos em comparação a outros momentos da história política. Por isso não há
uma necessidade de armazenar tantos produtos ou insumos pra levar alguma
vantagem econômica como muitos faziam a algum tempo atrás.
Hoje em dia se trabalha muito com o sistema Just in time. Visto que com
a implantação do plano real, desde 1994, temos uma moeda forte, sem a
desenfreada inflação que causava rebuliços em todos os setores. Hoje vivemos
outra realidade, com uma inflação menor, mas com outras dinâmicas que demandam
muita competência.
Os fatores socias, econômicos, políticos,
tecnológicos e outras adversidades, sempre estarão presentes no mercado de
produção, distribuição e consumo. Logo os administradores devem estar
acompanhando diariamente todas as mudanças do ambiente, conforme a jusante.
Destaco aqui problemas críticos e rotineiros
nos fatores de distribuição. Fatores
como a freqüência de pedidos, em quantidades menores e com ciclos curtos. Como
reflexo disso o fornecedor tem que calcular com maestria como traçar a sua rota
de entrega, alocando cada pedido com rapidez, segurança e menor custo. Ainda dentro
desse contexto temos a mudança no mix de produtos com o novo conceito de
descartabilidade, o aumento no número de SKUS (unidade de manutenção de
estoque). Tudo isso envolve planejamentos e adaptações que demandam novos investimentos em vários
aspectos.
Toda essa dinâmica, novos processos de
trabalho, competitividade acirrada, busca de novas tecnologias faz parte do dia
a dia das organizações que querem alcanças uma significativa fatia do mercado.
E aqueles que não estiverem objetivados para acompanhar as mudanças, inclusive
de distribuição, os concorrentes certamente estarão. Pois eles também têm a
consciência que suprir os clientes com qualidade é fundamental. Suprir com
qualidade, entre outros aspectos, é entregar no prazo certo, no local certo,
com manutenção garantida, quando necessário, e, pós venda.
Enfim, a distribuição física tem que ser
muito bem planejada para que o fornecedor possa dar uma resposta rápida para
seus clientes e um a resposta positiva para o seu investimento.
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