domingo, 16 de fevereiro de 2014

Como Captar e Reter Clientes



      Captar novos clientes não é nada fácil; é uma atividade, objetivada, constante de todo negócio empresarial. Mas paralelo a esse objetivo, é muito importante preservar ou reter os clientes atuais.  Por isso as campanhas de marketing devem estar atentas no sentido de encantar não só clientes novos, mas, principalmente, praticar ações que mantenham aquele cliente que é permanente com o mesmo grau, ou maior, de sua fidelidade.  E é através desse cliente satisfeito que muitas empresas conseguem novos clientes. É o tal negócio, se você se sente bem em um ambiente, você falará coisas positivas desse lugar e inclusive fará recomendações para amigos, parentes e conhecidos. 
     O papel e o dever do marketing, integrado com toda a organização, é criar um programa de longo prazo que envolva relacionamentos lucrativos com seus clientes. Mas para que o cliente perceba isso, perceba o valor envolvido, são necessários, entre outros fatores, algumas ações:
·         Analisar as necessidades dos clientes: além de ter dados sobre seus clientes, perceber as inovações que acontecem no mercado, trazer o melhor da tecnologia, buscar conhecer as mudanças nos desejos e necessidades dos seus clientes;
·         Recomendar soluções e obter compromissos com os clientes: estar disposto a ter sempre uma integra atenção ao cliente, ter o compromisso de dar as devidas assistências técnica quando necessárias. Enfim ser um fornecedor de soluções;
·         Implementar a recomendação: Fazer que o cliente sinta tanta satisfação, encantamento e segurança no serviço ou produto a tal ponto de fazer recomendações;
·         Manter e desenvolver o relacionamento: a manutenção é necessária e pra que isso aconteça o cliente tem que ter algum tipo de benefício que o faça ter a fidelidade de sempre. Logo indispensável criar alguma estratégia, seja um cartão de relacionamentos que dê descontos ou acumule pontos para futuros resgate de produtos ou serviços, algum tipo de promoção ou sorteios de prêmios.  Enfim, tem que haver um relacionamento de ganha-ganha entre empresas e clientes.



Fonte  de adaptação: www.estacio.com.br  ( aula 8, online, Gestão de Serviços)


  

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