Captar novos clientes não é nada fácil; é
uma atividade, objetivada, constante de todo negócio empresarial. Mas paralelo
a esse objetivo, é muito importante preservar ou reter os clientes atuais. Por isso as campanhas de marketing devem
estar atentas no sentido de encantar não só clientes novos, mas,
principalmente, praticar ações que mantenham aquele cliente que é permanente
com o mesmo grau, ou maior, de sua fidelidade.
E é através desse cliente satisfeito que muitas empresas conseguem novos
clientes. É o tal negócio, se você se sente bem em um ambiente, você falará
coisas positivas desse lugar e inclusive fará recomendações para amigos, parentes
e conhecidos.
O papel e o dever do marketing, integrado
com toda a organização, é criar um programa de longo prazo que envolva
relacionamentos lucrativos com seus clientes. Mas para que o cliente perceba
isso, perceba o valor envolvido, são necessários, entre outros fatores, algumas
ações:
·
Analisar as necessidades dos clientes: além de
ter dados sobre seus clientes, perceber as inovações que acontecem no mercado,
trazer o melhor da tecnologia, buscar conhecer as mudanças nos desejos e necessidades
dos seus clientes;
·
Recomendar soluções e obter compromissos com os
clientes: estar disposto a ter sempre uma integra atenção ao cliente, ter o
compromisso de dar as devidas assistências técnica quando necessárias. Enfim
ser um fornecedor de soluções;
·
Implementar a recomendação: Fazer que o cliente
sinta tanta satisfação, encantamento e segurança no serviço ou produto a tal
ponto de fazer recomendações;
·
Manter e desenvolver o relacionamento: a
manutenção é necessária e pra que isso aconteça o cliente tem que ter algum
tipo de benefício que o faça ter a fidelidade de sempre. Logo indispensável
criar alguma estratégia, seja um cartão de relacionamentos que dê descontos ou
acumule pontos para futuros resgate de produtos ou serviços, algum tipo de
promoção ou sorteios de prêmios. Enfim,
tem que haver um relacionamento de ganha-ganha entre empresas e clientes.
Fonte de adaptação: www.estacio.com.br ( aula 8, online, Gestão de Serviços)
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