quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Pluralidade das Ciências Sociais



     A pluralidade das ciências sociais, que o indivíduo estuda e que por instituição vivencia, proporciona uma visão abrangente de vários sistemas, seja científicos ou empíricos, que o leva a uma gama de análises pessoais.

     Democraticamente o indivíduo possui liberdade de pensamento para interpretar, ora refutando ou concordando com certos princípios sociais. E apesar de até respeitar cada dogma o indivíduo acaba indo de encontro com a sua posição ideológica ou filosófica.
     “Ninguém nasce feito, vamos nos fazendo aos poucos, na prática social de que tomamos parte”. Essa brilhante colocação de Paulo Freire traduz  exatamente o indivíduo; como se forma a sociedade.
     Conforme os indivíduos vão interagindo com o mundo que o cerca, sobretudo as organizações que pertence, ele vai experimentando o que a sociedade lhe apresenta. Logo, ele vai tomando parte de todo processo que envolve valores, crenças, cultura, costumes, regras, normas e leis instituídas por decretos; e quando ele percebe, lá está ele inserido no sistema. Como dizia o cantor e compositor Raul Seixas: “se você não está dentro do sistema, o sistema está dentro de você”. E Thomas Hobbes citou o seguinte: “Vivemos como adultos civilizados e portadores de padrões considerados ótimos mediante ao pacto social”. Num brevíssimo resumo, o pacto social, segundo Hobbes, nos mostra a necessidade de governos e sociedades. Logo, as coerções e sanções existem e são fatos sociais que aparentam ser necessários.
     O interessante na pluralidade das ciências sociais, com as suas distintas teorias, não só com seus principais autores clássicos como Marx, Weber e Durkhein, mas com todos pensadores e com todos aqueles, que de certa forma, contribuem para esse vasto estudo social, é que com todo esse conjunto, todos colaboram para um pensamento eclético que pode proporcionar a determinados indivíduos, didaticamente, o que há de melhor em cada doutrina. E por fim, através de todo contexto, das ciências sociais, o indivíduo tem ferramentas suficiente para estudos, busca de soluções e constantes ou relativas indagações.        


Gostaria de agradecer imensamente pelo seu texto, pois encarou a questão proposta e nos brindou com algumas reflexões bastante sugestivas.

Um abraço!
Professor Sérgio de Oliveira




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário