terça-feira, 21 de junho de 2011

Caso CBC


1- INTRODUÇÃO
     CBC - Companhia Brasileira de confecções é uma indústria de vestuário. O seu produto é roupas padronizadas e com modelagens que supri o mercado da moda. Seus clientes, potenciais, são donos de lojas que comercializam tais produtos para clientes consumidores. A missão da CBC é satisfazer o mercado da moda com qualidade e credibilidade social.

2- SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC:
     O planejamento da CBC, no início, foi muito bem definido. Com o gerenciamento administrativo de Cláudio, um dos fundadores e acionista majoritário, que soube aproveitar as oportunidades que o mercado apresenta. Através de sua perspicácia soube elaborar estratégias objetivando o crescimento da organização. Do outro lado, também, de suma importância, Maciel, o outro fundador e sócio majoritário da CBC, soube administrar a área de produção com muita propriedade; através de suas experiências soube inovar; adquirido novas máquinas, adaptando outras e estudando processos e operações.  Cláudio e Maciel, como grandes parceiros, em poucos anos, transformaram a CBC, uma simples oficina de confecções, numa significativa indústria de âmbito nacional que comporta, hoje, quase 500 funcionários. Mas, atualmente, por problemas administrativos a empresa vem sofrendo vicissitudes; Justamente porque caiu no comodismo, concentrando-se apenas nos resultados atuais, descuidando-se, assim, de planejamentos futuros. Logo as metas e objetivos carecem de redefinições, através de análises periódicas.

3- SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC:
     Na CBC não há nenhum indicativo que viabilize aos seus colaboradores uma participação efetiva nas sugestões. Quando um funcionário comete erros, variados, não há nenhum parâmetro distinto; a empresa atua com racionalização dentro da sua cultura e regulamentos. As decisões da empresa são geridas, o menos possível, em todos os níveis. Pois, As mesmas, são limitadas e regulados pelo comando institucional que tem como líder incontestável, Cláudio, o diretor presidente. Portanto além do institucional, o intermediário, e o operacional, este, responsável pelo comando do campo de produção sistemático, tomam decisões, ocasionais, dentro das suas confiadas autonomias. O nível operacional, por exemplo, toma decisões relacionadas à distribuição de tarefas, faturas, recebimento de mercadorias, treinamentos, etc.

4- SISTEMA DE CONTROLE DA CBC
     Os líderes da CBC, são mais executores, delegam apenas baseados na autonomia que é gerida pelo diretor presidente. A empresa denota razoáveis fatores higiênicos que são aceitos pela maioria dos seus colaboradores. A pesquisa de clima organizacional é informal, regido pelo bom ambiente interno e pelos resultados positivos de outrora. O presidente da CBC preza dedicação total e projeta expansões futuras. Portanto, alguns colaboradores podem ver isso como possível oportunidades de ascensão na empresa. Cláudio tem expertise na área administrativa. Mas, autocrático, deixa a desejar por não delegar determinados poderes aos seus diretores. Maciel é um ás na área de produção. No entanto, precisa se envolver com mais intensidade aos assuntos de nível institucional.

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS
1- Através da gestão de Cláudio e Maciel é possível perceber o quão importante é ser um conhecedor profundo na área que se atua; fator incisivo para atingir metas e conquistar objetivos. Para ser um gestor eficiente, eficaz e efetivo, temos que ter propriedade nas nossas ações, ora dividindo e desenvolvendo conhecimentos, ora otimizando valores e tarefas, constantemente buscando inovações tecnológicas e investindo pesado nas interações de todo ambiente sistêmico.
2- O resultado positivo, nunca deve ser motivo para descuidos no mundo dos negócios. Fato, esse que aconteceu com a empresa CBC. Por isso, eu manteria eterna vigilância, sempre focado em novos objetivos e desafios. Através de uma flexível distribuição de comandos entre os administradores mais próximos; visando, assim, incentivo de autonomia, por parte do grupo, para poderem participar efetivamente em momentos decisivos. 
3- Concordo com a contratação de um consultor. Pois o vejo como uma importante autoridade para diagnosticar e apontar caminhos e recursos, principalmente, em momentos conturbados de uma organização.
4- Eu no lugar do consultor, primeiramente, recomendaria que a empresa CBC renegociasse as suas dívidas com os seus fornecedores, depois que estudasse a possibilidade de atuar no mercado com franquias, e por fim, investisse significativamente com o trabalho de marketing e ainda iria sugerir um slogan com a seguinte ideia:: “CBC, qualidade com elegância para toda a família”.
                                                6- REFERÊNCIAS


     Caso CBC-Companhia Brasileira de Confecções.
     Fonte: Noronha, José Maria Administrador, Professor da UNESA.








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