quarta-feira, 22 de junho de 2011

Antropologia Cultural

  
      A antropologia objetiva o estudo do homem e das sociedades, buscando entender formas de conhecimento e diversidades culturais. Logo busca respostas para que possamos entender e vivenciar, da melhor maneira possível, os horizontes sociais. Esse olhar para o homem, como um todo, vem desde a época dos grandes pensadores gregos, que já observavam o impacto das relações sociais sobre o procedimento humano, nascendo ali um saber cultural, através de registros de diferentes culturas.
     Os  errôneos pré-julgamentos também são remotos. Na idade média, o teólogo Sto. Agostinho, apesar da sua grande contribuição cultural para o catolicismo, foi infeliz ao comparar as civilizações greco-romanas “pagãs” como sendo inferiores as sociedades de formação cristã. Diria que ele extrapolou suas crenças cristãs. Pois cometeu um marginalizado etnocentrismo através de prenoção. Assim também fizeram os europeus, no surgimento do evolucionismo cultural, que consideravam os nativos, ditos “selvagens”, como inferiores por não se encontrarem no mesmo patamar da evolução europeia. Usaram desse argumento para classificar, julgar e subjugar os nativos que eram desconsiderados como seres civilizados por partilharem um conjunto cultural de costumes primitivos.
    Franz Boas fez uma significativa crítica sobre esse método comparativo dos evolucionistas, desenvolvendo a ideia de que cada cultura tem uma história particular e considerava que a difusão de traços culturais acontecia em toda parte. Nascendo ali o relativismo cultural.
    Ainda que  não existisse como disciplina específica, o saber antropológico participou das discussões da filosofia ao longo dos séculos antigos. Mas, segundo muitos autores, foi efetivada como ciência da grande revolução cultural diante da época do iluminismo. Como ciência autônoma, a antropologia surgiu subdivididas em antropologia física e antropologia cultural.
     A antropologia cultural é muito rica nos quatro cantos do mundo. Cada sociedade tem a sua riqueza peculiar que deve ser respeitada e considerada digna da sua história. E a cultura se faz presente por legado familiar, por socialização e acima de tudo por necessidades inerentes ao ser humano.  

Editado por: Júlio Cesar Machado de Souza em 21 de março de 2011 às 16:28

Prezado Júlio
Deu uma verdadeira aula sobre o assunto, dialogando de forma crítica com o vídeo e mostrando o quanto a antropologia nos ajuda a entender a diversidade humana.
Gostaria de agradecer imensamente pelas suas contribuições, pois comentários como os seus enriquecem o debate teórico proposto pelos fóruns temáticos.
Encontro marcado no fórum 3, combinado?
Um abraço!
Professor Paulo

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