sexta-feira, 24 de junho de 2011

As Experiências de Hawthorne (Humanismo)

                                       
     As experiências de Hawthorne representaram uma substancial conquista para os estudos em administração de empresas. Pois por meio dessas investigações, foi possível perceber o quão é salutar a integração social e a interação dos seus indivíduos no contexto da empresa. Visto isso, ligado ao fator emoção, houve um olhar menos mecanicista, contrariando o pressuposto de que a organização era uma máquina desprovida de valores humanos.
    Elton Mayo e seus colaboradores conduziram experimentos, a princípio, visando o rendimento dos operários de uma fábrica. A primeira fase, das quatro que foram estudadas, foi sobre a influência da iluminação na produção do operário. Nessa experiência não foi constatado rendimento através do que foi aplicado. Mas sim predomínio do fator psicológico sobre o fisiológico. Na segunda fase, numa sala de relês, concluíram que a mudança na produtividade não tem relação com as condições do trabalho, mas sim, pelo desenvolvimento gerado pelo trabalho em equipe, desenvolvimento de liderança e do exercício de liderança, proporcionado pelos objetivos comuns e no ambiente de trabalho, notou-se um clima mais amistoso. Já na terceira fase, baseados nas conclusões anteriores, passaram a se dedicar aos estudos das relações humanas. E nessa fase foram feito entrevistas, com cerca de 21.000 funcionários, e foi evidenciada a existência de uma organização informal entre os operários, visando se protegerem de ameaças da gestão. Na quarta fase, numa sala de montagem, os estudos não foram totalmente concluídos, mas permitiu os estudos da relação entre a organização formal da fábrica e a organização informal dos operários. Por fim, chegaram às seguintes conclusões: O comportamento do grupo está apoiado no grupo; assim como o comportamento do indivíduo estão condicionados as normas e padrões sociais; que os grupos formais têm fator determinante, uma vez constituído, logo passa a ditar regras de comportamento; dentre outros aspectos; conteúdo e natureza do trabalho, ou seja, adequar o perfil de cada trabalhador no que será executado; interação social e a preocupação, por parte do administrador, no ambiente de trabalho. Todos esses fatores humanistas vieram a agregar valores no mundo complexo das empresas que buscam através da sua cultura, história, e gestão de pessoas a melhor forma de conciliar qualidade produtiva com satisfação no ambiente de trabalho.      

   

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