domingo, 26 de maio de 2013

Território de Vendas

     
    Dentro do contexto da organização de vendas, temos a determinação de territórios de venda onde é necessário, para que um bom plano seja efetivado, alguns motivos primordiais. Segundo CASTRO e NEVES (2005), apud no livro customizado da Faculdade Estácio de Sá, p. 101, são apontados quatro fatores: A boa moral para a força de vendas. Nesse processo, um vendedor tem como responsabilidade um município para desempenhar um significativo papel que traga resultados. Este fato pode vir a garantir moral ao profissional da área de vendas. Outro fator: uma boa cobertura dos clientes. Desta feita, com territórios bem desenhados, através de uma visão holística para que não se perca oportunidades latentes. Terceiro fator: a prestação de melhores serviços aos clientes, visto que os clientes podem ser visitados com mais freqüência por intermédio da melhor integração de vendas aliado a funções de marketing. E o quarto fator, melhor avaliação e controle. Pois com territórios bem desenhados é possível rastrear e saber as rentabilidades. 

   A criação de território possibilita uma maior cobertura e outros aspectos positivos para o vendedor, mas como os territórios estão em constante mudança, naturalmente após um período determinado eles estejam desbalanceados, e um realinhamento de territórios de vendas será necessário. No entanto esta é uma área de difícil mudança nas empresas e alterações não vem sem custo.
     Os obstáculos comuns para o alinhamento do território são a resistência dos vendedores,  visto que eles podem sentir que irão perder clientes e consequentemente remuneração e status. (...) Estudos mostram através de experimentos com realinhamentos reais que, de fato, o efeito de queda de vendas é significativo e que por isso a transição de vendedores tem que ser feita cuidadosamente.    
       

Fonte: NEVES, Marcos Fava; CASTRO, Luciano Thomé. Administração de Vendas. 1ª edição. Atlas, 2005. 


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