Podemos associar como exemplo, a contribuição da gestão por processos, em relação à implementação da gestão de pessoas por competências, os ensinamentos do Kaizen, filosofia baseado nos princípios socioculturais orientais. Kaisen significa melhoramento ou melhoria contínua. Esse instrumento exige o empenho de todos os indivíduos da empresa, desde o operário até o gerente. Fundamenta-se numa forma de gestão orientada para a maximização da produtividade e da rentabilidade e que não implica em significativo aumento de custos. Essas atividades metodológicas envolvem não apenas os processos produtivos, mas também as áreas de marketing, vendas, desenvolvimento, administrativas e financeiras.
Enfim, no aspecto humano, ligado a gestão de pessoas por competência, isso é traduzido em mudanças de atitude em todos os níveis e setores da empresa. Compromisso esse dirigido através de treinamentos contínuos, onde são desenvolvido atividades em equipes de trabalho; equipes de aperfeiçoamento por departamento, círculos de qualidade, grupos de trabalho ou equipes de aperfeiçoamento de processos interdepartamentais.
http://fabioredin.com.br/?p=268; http://estacio.webaula.com.br/loginintegrado.asp; (Acessado em 01/11/2011)
Prezado Julio Cesar,
Prezado Julio Cesar,
Correta a sua pesquisa e as suas considerações sobre o tema do fórum.
Att.
A. V. Matias
Att.
A. V. Matias
Nenhum comentário:
Postar um comentário