quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Gestão de Fluxos de Caixa

     A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) aponta a origem de todo o dinheiro que entrou, foi aplicado e saiu do caixa em determinado período, e, ainda o Resultado do Fluxo Financeiro.
     Diante disso temos como exemplo e seguintes significados:
·  Estoques: ativos que permitem a manutenção do processo "produção-venda", sendo a base para execução da atividade fim da empresa, devendo-se manter o sincronismo entre matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados para que a empresa mantenha a dinâmica do seu ciclo operacional. Os estoques representam um investimento significativo por parte da maioria das empresas. Girar os estoques rapidamente é uma forma de minimizar os investimentos, já que a frequência de cobertura dos dispêndios em estoques com as vendas aumentará. Assim, a empresa precisa manter um nível ótimo de estoques que minimize as faltas e que concilie com os objetivos financeiros. O giro de estoques além de medir a atividade ou facilidade com que este estoque é movimentado (liquidez), ou seja, vendido e renovado, também é um importante indicador para avaliação e elaboração de políticas de mercado, produção e estocagem.
· Duplicatas a Receber: relacionado com os estoques subsidiam as decisões que poderão afetar as estratégias e projetos empresariais, inclusive o preço de mercado de títulos emitidos pela organização (ações, debêntures, partes beneficiárias, bônus de subscrição etc.). Por isso, ter como estratégia, um equilíbrio no prazo médio de recebimento, ou idade média das contas a receber, é útil na avaliação das políticas de crédito, vendas e cobrança.
· Títulos Negociáveis de Curtíssimo Prazo: são adquiridos pela empresa para obter retorno sobre fundos temporariamente ociosos. Esses títulos são investimentos a curto prazo de liquidez, que são prontamente conversíveis em valores conhecidos de caixa e que estão sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor;
· Contas a Pagar: Os índices de endividamento de uma empresa indicam o volume de dinheiro de terceiros usado para gerar lucros. Quanto mais alto o valor desse índice, maior o volume relativo de capital de outros investidores usado para gerar lucros na empresa. Em geral, quanto mais baixos os índices de cobertura de uma empresa, menor a certeza de que ela será capaz de saldar suas obrigações. Se uma empresa não for capaz de fazer isso, seus credores poderão exigir pagamento imediato, o que, na maioria dos casos, forçaria a falência. Dois índices de cobertura conhecidos são o índice de cobertura de juros e o índice de cobertura de pagamentos prefixados. O prazo médio de recebimento, ou idade média das contas a receber, é útil na avaliação das políticas de crédito, vendas e cobrança.
   Em resumo, os negociadores do mercado que têm interesse na organização preocupam-se com todos os aspectos da situação financeira da empresa e procuram construir índices financeiros que demonstrem os aspectos favoráveis ou desfavoráveis relacionados ao desempenho financeiro e operacional da organização. Logo, A administração de Disponibilidades, caixas, bancos, títulos negociáveis, estoques, constitui-se numa das áreas-chave da gestão do Capital de Giro das empresas, uma vez que esses ativos são os mais líquidos das empresas, possibilitando o cumprimento das obrigações dentro dos prazos de vencimento. Além de constituírem um agregado de recursos disponíveis para cobertura de desembolsos inesperados, garantindo a manutenção do nível de liquidez das empresas.


http://estacio.webaula.com.br/salaframe.asp?curso=1101&turma=49432&topico=784422http://www.metodista.br/ppc/revista-cco/revista-ecco-01/fluxo-de-caixa#id4

Julio e temoos sempre que no curto prazo avaliar o Capitla Circulante Líquido com o fluxo de caixa a fim de não termos surpresas e gastar em despesas fianceiras os recursos necessários a produção.
abs
Fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário