sábado, 9 de julho de 2011

Valor de Mercado

     O valor de mercado de uma empresa jamais será proporcional ao seu real valor patrimonial. (*) Visto que o valor de mercado depende da perspectiva dos acionistas no mercado financeiro. E o que vai ser determinante para essa perspectiva serão as dinâmicas que envolvem as transações como um todo.  Como dois principais fatores: credibilidade nas informações, que irão fazer com que o acionista aposte num  determinado investimento, e a consciência dos riscos envolvidos.
    Como exemplo de valor de mercado, de perspectiva positiva, podemos mencionar as empresas do empresário Eike Batista que pra muitos acionistas é considerado, com mérito em expertise, um especialista em finanças. Logo, os seus potenciais investidores, irão projetar, para as devidas empresas X, um valor de mercado bem acima do seu valor real. 

(*) Valor patrimonial ou patrimônio líquido consiste nos recursos próprios, palpáveis, o que é representado no seu balanço, formalizado através de escrituração, ou seja, o ativo total contábil menos o passivo exigível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário