domingo, 31 de julho de 2011

Breviário Estatístico


Através das estatísticas, com as suas ferramentas de qualidade aplicáveis, as grandes empresas e as organizações governamentais buscam adaptar, cada vez mais, esses recursos em programas de melhorias continuadas. Entre essas ferramentas destaco aqui:

·          Controle Estatístico do Processo (CEP): é um contexto técnico de ferramentas que visa melhorar os níveis de qualidade de um processo. A sua utilização é usado com mais frequência indústrias para correção de problemas. No entanto, pode ser explorado em outros ramos organizacionais. O CEP pode ser utilizado como uma ferramenta de acompanhamento e controle, monitoramento, se no caso for um foco de doença. Através dessa técnica, é possível acompanhar indicadores setoriais e conseguir diversas informações úteis para os pesquisadores.

·         Estratificação de Dados: Tem a finalidade de separar os dados por sedimentação.  Através deste é possível a análise por categorias. Sendo possível auferir dados mais significativos que direcionam as ações de controle e a melhoria de um processo.

·         Diagrama de Visualização de Defeito: é a figura representativa de uma determinada unidade, em várias vistas, com a finalidade de representar o local que apresenta maior quantidade de defeitos e problemas, para que se faça uma posterior análise e se determinem as causas potenciais dos defeitos. Através desse processo, utilizando mapas digitalizados, é possível uma possível visualização geográfica e espacial dos assuntos estudados.

·         Análise de Pareto: o diagrama de Pareto é a utilizado para a determinação de prioridades na resolução de problemas ante as organizações. Logo, prioriza os problemas de maneira sistemática; diante um grande número de problemas e recursos limitados para resolvê-los. Enfim, possibilita que se priorizem ações nos locais mais críticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário