domingo, 28 de outubro de 2012

Qualidade de Vida no Trabalho




     Aproveito esta postagem para abordar sobre a importância de Qualidade de Vida No trabalho (QVT). Visto que esse tema é cada vez mais estudado e implantado nas antenadas organizações que buscam por melhorias em tudo que o que se refere a um clima organizacional mais saudável; onde todos os stakeholders possam se beneficiar com essa proposta que é salutar para a própria sobrevivência organizacional e como um benéfico diferencial e vantagem competitiva.
  Segundo LIMONGI-FRANÇA (1996), QVT é o conjunto de ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho. Para LIMONGI-FRANÇA E ARELLANO (2002, p. 296), as interpretações de QVT vão desde o foco clínico da ausência de doenças no âmbito pessoal até as exigências de recursos, objetos e procedimentos de natureza gerencial e estratégica no nível organizacional. Ainda de acordo com os autores, novos paradigmas de modos de vida dentro e fora da empresa, construindo valores relativos às demandas de QVT, estão sendo estruturados por diversos segmentos da sociedade e do conhecimento científico, entre os quais podemos destacar:
• Saúde (preservação da integridade física, social e psicológica do ser humano);
• Ecologia (preservação do ecossistema);
• Ergonomia (condições de trabalho das pessoas);
• Psicologia (o que é compartilhado no ambiente organizacional). o intrínseco das necessidades individuais;
• Sociologia (o que é compartilhado no ambiente organizacional;
• Economia (distribuição de bens, recursos e serviços devem ser equitativos); Entre outros.
    Todo esse processo de QVT vem se transformando ao longo do tempo; faz parte de um processo evolutivo-histórico que consolida a busca do desenvolvimento humano e organizacional. WALTON (1973) define-a como algo além dos objetivos da legislação trabalhista, surgido no começo do século XX com a regulamentação do trabalho para menores, da jornada de trabalho e descanso semanal e das indenizações por acidentes de trabalho.
Exemplos de uma proposta que está dentro de um padrão de QVT:
-Uma remuneração justa e adequada (equidade salarial);
- segurança, salubridade do trabalho (jornada de trabalho satisfatória);
- oportunidade de utilizar e desenvolver habilidades (desenvolvimento das capacidades); - oportunidade de progresso e segurança no emprego (segurança no emprego e na remuneração);
- integração social na organização (ambiente favorável);
- leis e normas sociais (liberdade de expressão e ideias;
- trabalho e vida privada (descanso);
- significado social da atividade do empregado (autoestima e outros benefícios que venham ao encontro das necessidades sócio-econômicas dos indivíduos.
Portanto, o Programa de Qualidade de Vida ou Promoção de Saúde nas organizações é um processo que tem como objetivo encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem-estar entre todos os funcionários e famílias durante toda a sua vida profissional.
     Em suma, a organização que preza e otimiza o QVT tem um custo benefício positivo que vai de encontro aos seus objetivos e com vantagem tanto qualitativa quanto quantitativa. Pois os funcionários que se beneficiam de programas voltados para sua saúde, lazer, segurança, enfim, um bem estar geral, tende a desempenhar com muito mais êxito o seu trabalho. Logo a empresa tem um ganho funcional que justifica todo investimento nesse sentido. Pois todos aqueles fatores inconvenientes como absenteísmos, alta rotatividade, acidentes e conflitos variáveis também será estabilizado pra melhor.


Fonte:http://www.mexa-se.com.br/modules/smartsection/item. php?itemid=7 (Apud www.estacio.com.br – aulas online)
www.webaula.com.br (aulas online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário