domingo, 28 de outubro de 2012

Barreiras a Comunicação

     
     Conforme o que vem sendo enunciado nas aulas online; teletransmitidas e outros materiais de apoio, fornecidos pela Faculdade Estácio de Sá, principalmente nessa disciplina de Comportamento Organizacional, a comunicação é um fator imprescindível para o desenvolvimento organizacional. Isso aliado aos estudos acadêmicos interdisciplinar e as experiências particulares, autenticam a relevância de uma comunicação clara, objetiva, sem resistências subjetivas que possam causar barreiras a comunicação,e, que por efeito, venha causar distúrbios nos objetivos da organização.
  Infelizmente, nem sempre é possível manter uma consonância comunicativa entre os seus interagentes. Dado que cada indivíduo tem a sua história de vida com um conjunto de valores peculiares que vão se formando ao longo do seu ambiente. Isso reflete em toda a sua cultura, comportamentos e ações. Logo as percepções, não raro, são de natureza dissonante no sentido individual. Assim, cada ser reage de uma forma diferente a determinada comunicação, é o que se pode chamar de idiossincrasia.    
     Sendo o  indivíduo  um ser social, ele precisa interagir para a sua própria existência; visto que precisamos um do outro. Logo a barreira seja de ordem pessoal, que muitas das vezes se coaduna com as barreiras físicas e semântica, precisa ser muito bem administrada pelo corpo gestor. Analisando, no caso, as barreiras humanas, o gestor, há de considerar os vários fatores comportamentais de cada indivíduo. Como exemplo as limitações pessoais que variam de sujeito pra sujeito; pois cada um tem seu tempo para assimilar aquilo que se quer transmitir, já que as percepções são diferentes. Neste caso a mensagem deve ser, para uns, repassadas com maiores detalhes ou frequência. Isso tudo, de certa forma, está associado à cultura; hábitos de ouvir, emoções, preocupações, sentimentos pessoais, pouca atenção hábitos pessoais e outras variáveis do ser humano. Logo o gestor tem que ter consciência desses fatores, além de ser um profissional empático, que possua uma satisfatória habilidade humana para poder transmitir uma comunicação que atinja todos os indivíduos organizacionais no sentido de atingir as devidas finalidades. Enfim, tudo isso requer um planejamento alinhado com o setor de recursos humanos para que o desenvolvimento de toda a organização tenha êxito.


Fonte: www.estacio.webaula.com.br  ( aulas online)

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