quinta-feira, 14 de junho de 2012

Carência de Apoio Artísticos-Culturais Para Surdos




     Todas as manifestações artísticas, arte e literatura, entre outros gêneros, são uma forma do indivíduo ou um grupo mostrar a sua criatividade intelectual diante de um campo de ação. Logo essas capacidades estão presentes em todo contexto social, independente de etnia, credo ou outros princípios. Esses movimentos representam a ação criadora que expressam ou transmitem as sensações ou sentimentos que servem, basicamente, para prestar homenagens, entretenimento, celebrações ou até mesmo para contestar fenômenos. Portanto, com os indivíduos surdos não é e não pode ser diferente, visto que eles têm capacidades intelectuais como qualquer outro indivíduo; a sua diferença auditiva não o descaracteriza, em hipótese alguma, como criador e possuidor de ações que os leve a participar de todas as esferas artísticas.
   A riqueza cultural no mundo das artes e literatura faz parte, necessariamente, da história de todos os indivíduos e o sujeito surdo precisa, cada vez mais, estar efetivo nessas atividades e não ser excluído em pé de desigualdade.  Infelizmente não vimos com frequência, diria que são raros, movimentos de gêneros artísticos para os indivíduos surdos; isso é lamentável. Hoje com todo esse aparato tecnológico é possível adequar ferramentas inovadoras para diversos eventos inclusive pra os indivíduos surdos onde eles possam apresentar os seus movimentos artísticos-culturais. O que realmente falta, como incentivo e apoio, é ótima vontade política, cooperação de grandes empresas e iniciativas da população como um todo. O sujeito surdo, não quer a piedade ou ser posto como vítima de uma sociedade onde a maioria das pessoas são oralizadas; ele só quer que o seu direito como cidadão seja respeitado e que ele possa praticar a sua gama de possibilidades. Logo, o que lhes falta é tão somente instrumentos e oportunidades que há muito tem sido negligenciado.
   Atitude em prol desse tema, só sairá do papel quando houver uma conscientização geral que de fato faça acontecer iniciativas que beneficiem igualitariamente a todos, não importando as suas diferenças. A importância dos movimentos artísticos-culturais, para a comunidade lingüística minoritária é de suma importância, assim como que é importante para qualquer pessoa. Todos nós queremos, de certa forma, por diversas razões, estar inseridos; vivenciando acontecimentos, até como forma de auto –afirmação ou auto –realização. Enfim, para os indivíduos surdos, além de outros fatores, representa mais um elemento participativo na sua luta constante pelo seu devido espaço, pela sua identidade e para o seu processo de legitimação.


Fonte: estacio.webaula.com.br (aulas online libras);
Dicionário Aurélio


Nenhum comentário:

Postar um comentário