terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aspectos Históricos da Programação Linear

      Durante a segunda guerra mundial foi levantado um problema, nos EUA, que desafiou os estudiosos de ciências exatas. Este problema ficou conhecido pelo nome de “Problema da Dieta” e se resumia em descobrir qual a alimentação mais econômica, considerando que o organismo humano necessita de uma quantidade mínima diária de certos nutrientes, tais como proteínas, vitaminas, etc.
      A melhor solução ao problema foi apresentada por George Stigler, em 1945, na qual, partindo de 77 alimentos e levando em consideração a composição de 9 nutrientes em cada um, ele chegou à conclusão de que a dieta ideal seria composta de farinha de trigo, repolho e fígado de porco.
     A solução era inusitada. Porém, Stigler, não levou em consideração nenhum aspecto de diversidade, gosto, aspecto, etc. Apenas considerou aspectos econômicos. O valor do custo de sua composição ficava muito abaixo das outras propostas. Mas, certamente, ninguém iria manter aquela única alimentação por qualquer período. Assim, o concurso foi alvo de muitas chacotas, mas em pouco tempo se constatou que aquela técnica poderia ser utilizada sem rejeição em áreas semelhantes, tais como alimentação de animais ou carga de um alto-forno de uma siderurgia. Imediatamente se iniciaram tais estudos; tentativas. Mas as a técnica utilizada por Stigler se mostrou sujeita a erros, extremamente tediosa e cansativa, além de nem sempre encontrar a solução ótima.
     Esta abordagem de planejamento somente se consolidou (*) com George Dantzig, em 1947, que desenvolveu o Método Simplex. Dantzig desenvolveu esta técnica quando trabalhava na Rand Corporation no projeto SCOOP (Scientific Computation of Optimum Programs) para a Força Aérea Americana, desenvolvendo técnicas de otimização para problemas militares.
     O algoritmo Simplex implica uma quantidade muito grande de cálculos e, nos primeiros anos de uso, ele se apoiou exclusivamente na resolução manual. Com o surgimento do computador, em 1951, a Programação linear encontrou seu aliado natural e foi se expandindo de uma maneira extraordinária.
     Do ponto de vista histórico, é importante saber que o assunto, PL, foi inicialmente analisado em 1936 por Wassily Leontieff, que criou um modelo constituído por um conjunto de equações lineares, considerado como o primeiro passo para o estabelecimento das técnicas de Programação Linear. O matemático russo L.V. Kantorovick, em 1939, publicou um trabalho sobre planejamento da produção, o qual apresentava, dentre diversas abordagens, o uso de equações lineares. Este trabalho somente veio a ser conhecido no Ocidente em 1960. É importante ainda citar que, em 1940, Frank L. Hitchcock apresentou uma abordagem ao problema de transportes. 


     http://www.guiaempresario.com/pesquisa-operacional-e-programacao-linear-uma-breve-introucao/





 Aspectos Históricos da Programação Linear  (Informação adicional)


     PS:  Do ponto de vista histórico, é importante saber que o assunto, PL, foi inicialmente analisado em 1936 por Wassily Leontieff, que criou um modelo constituído por um conjunto de equações lineares, considerado como o primeiro passo para o estabelecimento das técnicas de Programação Linear. O matemático russo L.V. Kantorovick, em 1939, publicou um trabalho sobre planejamento da produção, o qual apresentava, dentre diversas abordagens, o uso de equações lineares. Este trabalho somente veio a ser conhecido no Ocidente em 1960. É importante ainda citar que, em 1940, Frank L. Hitchcock apresentou uma abordagem ao problema de transportes.  


     O interessante na Pesquisa Operacional é que através das suas abordagens, seus conjuntos de ferramentas de métodos científicos, é possível atingir várias possibilidades que agregam praticidade, lucro e economia dentro de uma organização ou sistema. E o mais interessante é que essas pesquisas não se esgotam. Mesmo diante de uma técnica que não obteve sucesso é possível reconceituar; reformular; adaptar, enfim, aperfeiçoar o seu desenvolvimento através de cálculos e análises racionais, buscando  outro modelo positivo e eficaz, tudo isso partindo da  mesma tese que visa equacionar determinadas situações.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário