quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Comunicação Organizacional

     Uma das definições do Dicionário Aurélio, sobre a comunicação: “a capacidade de discutir ou trocar ideias, de dialogar de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.” Considero essa definição como o embasamento entre todos os sinônimos e significados que se apresentam nas comunicações organizacionais.

     Não há dúvidas que a comunicação é o elemento primordial de todo relacionamento nas organizações, sem a mesma, nada é transacionado. Mas não basta ser qualquer comunicação. A comunicação mais ideal possível tem que ser uma ferramenta moderna, atualizada com inovações e que tenha uma abrangência e participação integral de todos os envolvidos. Logo a sua mensagem tem que ser uma linguagem clara; simplificada e objetiva. Eis aí uma das dificuldades no ambiente organizacional. Os gestores, em muitas das vezes, não conseguem ser claro nos seus enunciados, abusam de termos técnicos em ocasiões inapropriadas, assim como não buscam simplificar e complicam os objetivos ao não dar ouvidos a quem realmente executa as tarefas.  Logo a transparência; simplificação, e objetividade são procedimentos essenciais para uma boa gestão organizacional.
     O gestor tem que estar preparado para lidar com várias personalidades individuais, bem assim, como os seus vários níveis socioculturais. Ele tem o compromisso de ser uma pessoa sensata, que passe segurança, que seja um ótimo argumentador, que saiba delegar responsabilidades, que tenha muito cuidado ao trazer e passar informações corretas e que nunca retenha informações necessárias ao bom desempenho das tarefas.
     O indivíduo, colaborador, por sua parte, não deve esperar que a todo momento seja feita prévias comunicações. Ele também tem que ter interesse e responsabilidade pra buscar informações, tirar dúvidas, trocar informações, trazer fatos novos obtidos através das suas experiências profissionais e culturais, e, também, não retê-las, como muitos fazem. Enfim, correr atrás das informações e não esperar o tempo todo pelas mesmas.
     Portanto o gestor alinhado com todo o contexto organizacional deve valer-se com clareza e honestidade das inovações, ter empatia, sensibilidade e, acima de tudo, saber passar a informação condizente com aquilo que se espera de um grande administrador organizacional.
     Logo é prioritário para a organização ter e manter um clima satisfatório, ou seja, cultivar, numa constante, um ótimo canal de informação com seus funcionários, clientes, fornecedores, em suma, interagir com todos os seus stakeholders, valendo-se sempre de feedbacks. 

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