Não há dúvidas que a comunicação é o elemento primordial de todo
relacionamento nas organizações, sem a mesma, nada é transacionado. Mas não
basta ser qualquer comunicação. A comunicação mais ideal possível tem que ser uma
ferramenta moderna, atualizada com inovações e que tenha uma abrangência e
participação integral de todos os envolvidos. Logo a sua mensagem tem que ser
uma linguagem clara; simplificada e objetiva. Eis aí uma das dificuldades no
ambiente organizacional. Os gestores, em muitas das vezes, não conseguem ser
claro nos seus enunciados, abusam de termos técnicos em ocasiões inapropriadas,
assim como não buscam simplificar e complicam os objetivos ao não dar ouvidos a
quem realmente executa as tarefas. Logo
a transparência; simplificação, e objetividade são procedimentos essenciais
para uma boa gestão organizacional.
O gestor tem que estar preparado para lidar com várias personalidades
individuais, bem assim, como os seus vários níveis socioculturais. Ele tem o
compromisso de ser uma pessoa sensata, que passe segurança, que seja um ótimo
argumentador, que saiba delegar responsabilidades, que tenha muito cuidado ao trazer
e passar informações corretas e que nunca retenha informações necessárias ao
bom desempenho das tarefas.
O indivíduo, colaborador, por sua parte, não deve esperar que a todo
momento seja feita prévias comunicações. Ele também tem que ter interesse e responsabilidade
pra buscar informações, tirar dúvidas, trocar informações, trazer fatos novos
obtidos através das suas experiências profissionais e culturais, e, também, não
retê-las, como muitos fazem. Enfim, correr atrás das informações e não esperar
o tempo todo pelas mesmas.
Portanto o gestor alinhado com todo o contexto organizacional deve
valer-se com clareza e honestidade das inovações, ter empatia, sensibilidade e,
acima de tudo, saber passar a informação condizente com aquilo que se espera de
um grande administrador organizacional.
Logo é prioritário para a organização ter e manter um clima satisfatório,
ou seja, cultivar, numa constante, um ótimo canal de informação com seus
funcionários, clientes, fornecedores, em suma, interagir com todos os seus
stakeholders, valendo-se sempre de feedbacks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário