segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Gestão de Processos


Como estudado em aula, o processo, numa organização, é uma atividade que requer uma sequencia lógica, interligadas, para que possam ser atingidos os objetivos de produção, seja um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. Isso na visão de quaisquer atividades que usam recursos transformados entradas em saídas, ou seja, as devidas organizações identificam e gerenciam processos inter-relacionados e interativos para funcionar de forma eficaz. E norteiam como base um grupo de processos que são executados por pessoas, instalações, através de equipamentos e recursos materiais, entre outros elementos. Em suma, processos é transformar entradas conhecidas em saídas desejadas.
Partindo do princípio de que tudo gira em torno de processos, dentro de uma organização, ainda que de improviso, mas ao longo do tempo passa a ser a razão para que se atinjam resultados suficientes, jamais podemos esquecer, pra não cairmos no status quo, que todo processo deve contribuir para a satisfação do cliente interno ou externo. Pois a satisfação do cliente é o foco, visto que ele se torna cada vez mais exigente e com um leque de possibilidades atrativas e competitivas no mercado de negócios. Assim, todos os processos, todas as atividades que auxiliam na execução de um serviço, deve buscar melhorias contínua pra agregar valor constante, e, tudo isso deve ser parte integrante da gestão de processos. Por fim, cada etapa do processo deve agregar valor à etapa anterior e assim sucessivamente. 

Fonte consulta: http://estacio.webaula.com.br

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