quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Gestão por Processos em oposição ao Modelo Tradicional

É possível identificar, pelo conteúdo online ministrado em aulas, que a gestão por processos certamente é mais vantajosa, não só pelo fato de ser uma nova tendência, mas pelo fato de ser mais efetiva e dinâmica no que tange a realidade contemporânea.
O modelo tradicional, no desempenho desta, ainda persiste em muitas empresas que ainda não despertaram para acompanhar a realidade do exigente mercado competitivo.
Ao fazermos um breve paralelo entre a gestão por processos, chamado aqui de fator A, e a organização tradicional, fator B, possivelmente chegaremos a uma só conclusão. Antes vamos analisar: enquanto o fator A tem como foco o cliente, elemento infalivelmente fundamental; o segundo focaliza-se na sua chefia, elemento falível; enquanto o fator A toma decisões em caráter participativo, onde se soma experiências conjuntas, o fator B concentra essa atitude vertical apenas no gerente; enquanto o fator A tem um objetivo de prevenção de custos, levando em conta análises qualitativas, o fator B só pensa na quantitativa redução de custos.
  Diante desse breviário, vimos que a gestão por processos, além de ser mais vantajosa, atualmente, se torna racionalmente necessário. Enquanto que o modelo tradicional está em desvantagem, por não perceber alguns aspectos de interesses condizentes com a organização administrativa, tais: não reter conhecimentos, ao contrário, deve-se partilhar; poderes de decisão devem ser tomados em conjunto; horizontalização de informações e melhorias sempre, conforme a regra do mercado, exigente, e da própria sobrevivência organizacional.




2 comentários: