tag:blogger.com,1999:blog-5003359210876243931.post811019589262510791..comments2023-03-25T03:50:16.234-07:00Comments on Administração em Movimento: A Função da UniversidadeJ. C. M. Souzahttp://www.blogger.com/profile/07675670553250363196noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-5003359210876243931.post-64164470484005493292012-02-03T12:23:18.366-08:002012-02-03T12:23:18.366-08:00Jornal Literário novo no ar.
Leia o projeto em meu...Jornal Literário novo no ar.<br />Leia o projeto em meu blog.<br />Aguardo notícias.Germano Viana Xavierhttps://www.blogger.com/profile/08077823447132691045noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5003359210876243931.post-5346532755243353912012-02-03T05:16:57.446-08:002012-02-03T05:16:57.446-08:00"A faculdade não FORMA engenheiros... Ela ape...<b><br />"A faculdade não FORMA engenheiros... Ela apenas os INFORMA."</b><br /><br />Esta foi uma frase que ouvi de um professor, quando lhe questionei sobre os desafios que encontraríamos na vida profissional, que não chegamos a nos preparar ou sermos ensinados do assunto, enquanto universitários.<br /><br />Acho que se aplica às UNIVERSIDADES, sendo esta uma coleção de faculdades.<br /><br />De fato, mesmo frustrado concordei com ele: a faculdade ensina seus alunos a pensar, a pesquisar, a recorrer a livros que têm as fórmulas ou pistas para chegar a elas, em vez de despejar robôs prontos no mercado de trabalho, com respostas para tudo.<br /><br />E cabe ao formando perceber isto e assimilar o quanto antes, para assim seguir em sua carreira.<br /><br />Eu tive uma experiência prática disto, quando aceitei fazer um estágio de férias na empresa que fabricava repetidores de UHF, do professor do curso de antenas. A minha tarefa atribuída era construir 5 painéis de antenas, em vez de comprar de terceiros como faziam. Acontece, que aquele tipo de painel não tínhamos visto em aula, nem achei nos livros. Sem jeito de confrontar o professor da matéria, que era quem me dera o estágio, e para não ficar sem fazer nada, comecei a programar minha calculadora a gerar uma tabela de conversão para as freqüências de UHF, a partir das medidas de outros painéis que tinha como exemplo. Para minha surpresa, funcionou; e para meu maior espanto, depois fiquei sabendo que as alterações estruturais que introduzimos nos novos painéis, para torná-los mais leves, produziram um ganho (de potência) ainda maior e melhor que as que eram compradas antes.<br /><br />Apesar do sucesso, fiquei decepcionado com o que tive que fazer sem o que a faculdade tinha me ensinado para atuar como engenheiro. Nenhuma fórmula ou teoria aplicada. O cálculo de projeto mais complicado que eu havia feito foi "regra de três" e isto nem fui eu quem fiz, foi a calculadora que programei (eu só entrava com os dados). Queixei isto ao professor, achando que o estágio não tinha me servido para por em prática nada do que havia aprendido...<br /><br />Ele então me disse: "Ao contrário, você usou o que se espera de um engenheiro: BOM SENSO! Se o problema requer que você aplique fórmulas ou apenas regras de três, você tem que ter o bom senso para entender e aplicar na solução. Por que usar fórmulas complicadas e integrais e derivadas, se seu bom senso diz que neste caso apenas a regra de três é suficiente?"<br /><br />Frustrações à parte, fiquei convencido que ele estava certo, e mais ainda sobre a frase inicial deste comentário.<br /><br />Mesmo assim, acho que esta é uma lacuna não muito bem preenchida nas universidades: preparar seus alunos também psicologicamente para o momento que forem despejados no mercado e enfrentarem a concorrência, a luta pelo primeiro emprego, a realidade capitalista fora do campus.<br /><br />Boa sorte e sucesso no seu projeto pedagógico!<br /><br>Andre Martinhttps://www.blogger.com/profile/16603570429156451720noreply@blogger.com