quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Princípios...

"O princípio da Afeição: as pessoas gostam daqueles que gostam delas." 


"O Princípio da reciprocidade: as pessoas pagam com a mesma moeda."


"O princípio da comprovação social : as pessoas seguem os exemplos dos semelhantes."


o princípio da consistência: as pessoas se prendem a compromissos claros.


"O princípio da autoridade: as pessoas se submetem a especialistas."


"O princípio da escassez: as pessoas sempre querem mais daquilo que menos podem ter. "



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Gestão por Processos / Gestão de Pessoas por Competências

Podemos associar como exemplo, a contribuição da gestão por processos, em relação à implementação da gestão de pessoas por competências, os ensinamentos do Kaizen, filosofia baseado nos princípios socioculturais orientais. Kaisen significa melhoramento ou melhoria contínua. Esse instrumento exige o empenho de todos os indivíduos da empresa, desde o operário até o gerente. Fundamenta-se numa forma de gestão orientada para a maximização da produtividade e da rentabilidade e que não implica em significativo aumento de custos. Essas atividades metodológicas envolvem não apenas os processos produtivos, mas também as áreas de marketing, vendas, desenvolvimento, administrativas e financeiras.
Enfim, no aspecto humano, ligado a gestão de pessoas por competência, isso é traduzido em mudanças de atitude em todos os níveis e setores da empresa. Compromisso esse dirigido através de treinamentos contínuos, onde são desenvolvido atividades em equipes de trabalho; equipes de aperfeiçoamento por departamento, círculos de qualidade, grupos de trabalho ou equipes de aperfeiçoamento de processos interdepartamentais.


Correta a  sua pesquisa e as suas considerações sobre o tema do fórum.
Att.
A. V. Matias



Programa de Qualidade/ Empresa Tradicional/ Empresa de Gestão por Processos

A implantação de um programa de qualidade numa organização, quando se faz presente, visa atingir, “selo de qualidade”, novos horizontes, e, sobreviver no acirrado mundo dos negócios. E para que isso aconteça, com êxito, é imprescindível a participação de todos colaboradores como protagonistas, para garantir a qualidade em cada posto de trabalho. E mais, pra vislumbrar um futuro de sucesso, uma plausível qualidade nos métodos da gestão, tem que haver também a total parceria dos clientes e fornecedores. O cliente, então, está em primeiro lugar nessa empreitada, até porque a qualidade é voltada inteiramente para a sua satisfação. E como ele é o principal interessado, o mesmo fará julgamentos, dando ou não a sua aprovação no “selo de qualidade”.
A qualidade deve estar em toda a empresa: qualidade do serviço, qualidade do trabalho qualidade da informação; qualidade de todos os processos que envolvem a organização. E pra que isso aconteça não pode haver centralização; deve haver delegações de responsabilidades com responsabilidades entre os seus membros. E pelo que nota-se nas organizações tradicionais, a descentralização de comandos é escasso, quando não totalmente desprovido. No mundo de hoje, isso não cabe mais como modelo de gestão. Pois como diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Agora imagina várias cabeças em prol de um mesmo objetivo que é o sucesso da organização; se não for isso, o fracasso é quase que inevitável. Enfim longe do modelo tradicional o colaborador, o colaborador de atitudes inteligentes, tem outro comportamento. Pois ele sabe que se a organização vir a adoecer ele pode vir a adoecer solidariamente ou não. Por isso, imbuído dessa consciência, consciente da sua importância dentro da organização, a sua atitude o leva a querer fazer parte criativamente e efetivamente em todo esse processo, gestão por processos, que é a tendência da atualidade.

Fonte de pesquisa Minhas fontes foram o Dicionário Aurélio, Wikipédia, no  caso a fórmula de Einstein, e Filosofia Geral e da Educação, de Janes Fidélis Tomelin e Norberto Siegel

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Gestão de Fluxos de Caixa

     A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) aponta a origem de todo o dinheiro que entrou, foi aplicado e saiu do caixa em determinado período, e, ainda o Resultado do Fluxo Financeiro.
     Diante disso temos como exemplo e seguintes significados:
·  Estoques: ativos que permitem a manutenção do processo "produção-venda", sendo a base para execução da atividade fim da empresa, devendo-se manter o sincronismo entre matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados para que a empresa mantenha a dinâmica do seu ciclo operacional. Os estoques representam um investimento significativo por parte da maioria das empresas. Girar os estoques rapidamente é uma forma de minimizar os investimentos, já que a frequência de cobertura dos dispêndios em estoques com as vendas aumentará. Assim, a empresa precisa manter um nível ótimo de estoques que minimize as faltas e que concilie com os objetivos financeiros. O giro de estoques além de medir a atividade ou facilidade com que este estoque é movimentado (liquidez), ou seja, vendido e renovado, também é um importante indicador para avaliação e elaboração de políticas de mercado, produção e estocagem.
· Duplicatas a Receber: relacionado com os estoques subsidiam as decisões que poderão afetar as estratégias e projetos empresariais, inclusive o preço de mercado de títulos emitidos pela organização (ações, debêntures, partes beneficiárias, bônus de subscrição etc.). Por isso, ter como estratégia, um equilíbrio no prazo médio de recebimento, ou idade média das contas a receber, é útil na avaliação das políticas de crédito, vendas e cobrança.
· Títulos Negociáveis de Curtíssimo Prazo: são adquiridos pela empresa para obter retorno sobre fundos temporariamente ociosos. Esses títulos são investimentos a curto prazo de liquidez, que são prontamente conversíveis em valores conhecidos de caixa e que estão sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor;
· Contas a Pagar: Os índices de endividamento de uma empresa indicam o volume de dinheiro de terceiros usado para gerar lucros. Quanto mais alto o valor desse índice, maior o volume relativo de capital de outros investidores usado para gerar lucros na empresa. Em geral, quanto mais baixos os índices de cobertura de uma empresa, menor a certeza de que ela será capaz de saldar suas obrigações. Se uma empresa não for capaz de fazer isso, seus credores poderão exigir pagamento imediato, o que, na maioria dos casos, forçaria a falência. Dois índices de cobertura conhecidos são o índice de cobertura de juros e o índice de cobertura de pagamentos prefixados. O prazo médio de recebimento, ou idade média das contas a receber, é útil na avaliação das políticas de crédito, vendas e cobrança.
   Em resumo, os negociadores do mercado que têm interesse na organização preocupam-se com todos os aspectos da situação financeira da empresa e procuram construir índices financeiros que demonstrem os aspectos favoráveis ou desfavoráveis relacionados ao desempenho financeiro e operacional da organização. Logo, A administração de Disponibilidades, caixas, bancos, títulos negociáveis, estoques, constitui-se numa das áreas-chave da gestão do Capital de Giro das empresas, uma vez que esses ativos são os mais líquidos das empresas, possibilitando o cumprimento das obrigações dentro dos prazos de vencimento. Além de constituírem um agregado de recursos disponíveis para cobertura de desembolsos inesperados, garantindo a manutenção do nível de liquidez das empresas.


http://estacio.webaula.com.br/salaframe.asp?curso=1101&turma=49432&topico=784422http://www.metodista.br/ppc/revista-cco/revista-ecco-01/fluxo-de-caixa#id4

Julio e temoos sempre que no curto prazo avaliar o Capitla Circulante Líquido com o fluxo de caixa a fim de não termos surpresas e gastar em despesas fianceiras os recursos necessários a produção.
abs
Fm